Fotos antigas do Rio de Janeiro - XLIII


Imagens extraídas do livro "Um Passeio pela cidade do Rio de Janeiro", do nosso querido escritor   Joaquim Manuel de Macedo, autor de "A Moreninha", livro este publicada pelo Senado Federal e disponibilizado digitalmente no belíssimo site Domínio Público.

Concernente à primeira imagem das que seguem (Palácio Imperial),   eis um exemplo extraído da referida obra:
EIS-NOS em frente do palácio imperial, no largo do Paço. Por onde viemos para chegar aqui, e como nos achamos de improviso neste lugar, é o que não importa saber, nem eu poderia dizê-lo.
Consolemo-nos desta primeira irregularidade do nosso passeio; alem de nós, há por esse mundo muita gente que se acha em excelentes posições sem saber como. O nosso século é fértil em milagres desta ordem. Tem-se visto no correr dele até quadrúpedes que voam.
Paremos agora um pouco, e conversemos por dez minutos.
É justo que estudemos com interesse a história do palácio imperial; antes, porém, cumpre dizer duas palavras a respeito do lugar em que ele está situado. Esta praça tem mudado tanto de proporções como de nome, e ainda mais vezes de nome do que de proporções.
A sua extensão primitiva não a posso determinar; no último quartel, porém, do século passado, o vice-rei Luís de Vasconcelos e Sousa deu-lhe regularidade e limites positivos, fazendo construir um belo cais de cantaria granítica à imitação de outro feito em Lisboa pela marinha real, e ficou então a praça formando um quadrilongo de setenta e cinco
braças de comprimento sobre quarenta e cinco de largura. 
RIO DE JANEIRO - Paço do Palácio   (Praça Quinze de Novembro - século XIX)
RIO DE JANEIRO -  Aspecto do antigo Convento de Santo Antônio (século XIX)

RIO DE JANEIRO -  Igreja de S. Sebastião, no morro do Castelo (arrasada na administração do Prefeito Carlos Sampaio) Século XIX
RIO DE JANEIRO - Igreja de S. Joaquim (demolida na administração do Prefeito Passos), e o Externato do Colégio de Pedro II (antiga sede -século XIX)
RIO DE JANEIRO - Convento de Santa Teresa (século XIX)
---
Fonte:
"UM PASSEIO PELA CIDADE DO RIO DE JANEIRO":  Joaquim Manuel de Macedo, Edição revista e anotada por Gastão Penalva e prefaciada por Astrojildo Pereira. Edições do Senado Federal Brasília – 2005, vol. 42, disponível digitalmente no site: Domínio Público

Um comentário:

  1. Gosto de fotos antigas do Rio de Janeiro, gostaria de ter vivido naqueles tempo.Fernando Ramos

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!