Fotos antigas de cidades de Minas Gerais - XXXVIII

Mais um pouco da história visual de  Vitoriano Veloso, povoado pertencente ao município de Prados, no Estado de Minas Gerais, em fotografias publicadas pela belíssima Fundação João Pinheiro, em obra da qual extraímos algumas informações sobre a região: Situado entre Tiradentes e Prados, ergueu-se em função do ouro, tendo como região mais produtiva um sitio denominado Gritador, ou, segundo a linguagem popular, "Greta D'ouro", evidenciando a existência deste mineral no local. A produção devia ser de algum vulto pois, em torno da mineração se reuniu pequena aglomeração humana, provavelmente fixa, chegando a ser necessária a construção de casas e de uma capela, a de Nossa Senhora da Penha. Esta edificação teve construção iniciada por volta de 1732,sendo concluía quase meio século mais tarde, em 1771. Ate 1795, esta capela filial da freguesia de São José do Rio das Mortes possuía 661 almas e 184 fogos, justificando portanto, ter sido elevada a curato em princípios do século XIX. De grande valor artístico e arquitetônico, o templo de Nossa Senhora da Penha possui pinturas policromadas no teto da capela-mor e na nave, de autoria e data de execução desconhecidas.6 As torres entretanto datam do inicio do nosso século. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)7 em 1949, sofrendo acréscimos na parte lateral de sua edificação, dois anos mais tarde. A principal festividade religiosa ali celebrada, a festa da padroeira realiza-se no mês de setembro, com barraquinhas e banda de música, congregando toda a população e mais visitantes de municípios vizinhos.”

Vitoriano Veloso  (MG) - Vista parcial do povoado (1980)
Vitoriano Veloso  (MG) - "Igreja de N.S, da Penha. Necessita de restauração do forro e tratamento paisagístico do adro" (SIC, 1980)

Vitoriano Veloso  (MG) - "Ruínas de uma edificação reformada a pouco tempo" (SIC, 1980)
Vitoriano Veloso  (MG) -  "Casa de interesse de preservação. É uma das duas casas do povoado que possui vãos com vergas arqueadas. Requer reparos no telhado, nas alvenarias e nas esquadrias inclusive reco locação da cancela da porta principal, elemento típico nas construções antigas deste povoado" (SIC, 1980)

Vitoriano Veloso  (MG) - "Artesã confeccionando bijuterias" (SIC, 1980)
---

Fonte:
“Circuito do Ouro Campos das Vertentes - Plano de Organização Espacial e Preservação do Centro Histórico de Prados”. Fundação João Pinheiro. Assessoria Técnica da Presidência. Belo Horizonte:, 1980, disponível digitalmente no site da Biblioteca Digital do Estado de Minas Gerais “Raymundo Nonato de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!