Teoria da sugestão

A evolução é um fato, repetem enjoativamente os zeladores de Darwin, confundindo a simples "evolução" (mudanças no decorrer dos tempos) com a Teoria da Evolução. Todavia, quem se prestar a analisar, por exemplo, a maciça divulgação que se faz dos "fatos" relacionados a tal "fato", notará logo de cara a utilização da linguagem de maneira tendenciosa. Normalmente aquilo que apenas SUGERE, nos títulos aparece como algo concretizado e empiricamente comprvado, logo, factual. A par disto, selecionei a esmo uns 20 noticiários publicados numa seção de ciência de um conhecido jornal (Folha de São Paulo), com os quais é possível perceber a forma sorrateira como usam as palavras com o intuito de "provar o "grande fato". Note-se que em todos eles o verbo SUGERIR aparece como demonstração, não que as pesquisas estejam erradas ou que tais eventos não ocorreram, mas que se trata realmente de um FATO no sentido de serem suscetíveis de experimentações, em vez de apenas e tão somente inferências, que podem ou não terem sidos factuais. Veja-se:

Perda de gene explica evolução de barbatana de peixe para membro: "Descobrimos que não havia genes equivalentes em animais com membros, o que sugere que esses genes podem ter sido perdidos durante a evolução", explicou Akimenko à "BBC News".

Fóssil de pelicano apresenta enigma evolutivo: "A falta de mudanças sugere que o bico atingiu um pico evolutivo para voo ou para alimentação. Mas Louchart acredita que algo mais pode estar envolvido".

Evolução ocorre mais rápido na periferia de recife de corais: "Um novo estudo mostra que corais do Caribe vivendo na periferia de recifes podem evoluir novas características mais rápido do que corais vivendo no centro dos recifes. O estudo, publicado na revista "Science", sugere novas formas de preservar esses organismos".

Moluscos são mais antigos do que se pensava, diz estudo: "A descoberta indica que os ancestrais de lulas e polvos são 30 milhões de anos mais antigos do que anteriormente estimado e sugere que, nesse curto espaço de tempo, houve uma rápida evolução no grupo dos moluscos."

Hominídeos caminhavam sobre 2 pés há pelo menos 3,6 milhões de anos: "Este estudo sugere que, em um momento em que nossos ancestrais tinham uma anatomia adaptada para viver nas árvores por grande parte do tempo, também tinham desenvolvido uma forma eficiente de bipedalismo", manifestou Gordon".

Paleontólogos descobrem mais antigo ancestral dos dino: ""Essa nova evidência sugere que (os dinossauros) foram realmente apenas um dos diversos grandes e distintos grupos de animais que explodiram em diversidade durante o período Triássico", disse Sterling Nesbitt, pesquisador da Universidade do Texas e líder do estudo."

Ossos mostram divergência inicial entre linhagens de dinossauros: "O tawa compartilha algumas características com um antigo dinossauro da América do Sul, o herrerassauro, o que representou uma fonte de confusão para os paleontólogos. O tawa, na verdade, mostra que o herrerassauro era um terópode. Como ele foi encontrado próximo de alguns antigos saurópodes e ornitísqueos, a nova descoberta sugere fortemente que as três linhagens principais divergiram bem no início."

Brasileiro e equipe chinesa descobrem novo réptil voador: "Batizado de Wukongopterus lii, o animal apresenta outro detalhe significativo, afirma o paleontólogo. Trata-se da forte curvatura do quinto dedo das patas do pterossauro, o que provavelmente sugere que esse dedo servia para ancorar um pedaço misterioso da membrana voadora da espécie."

Pássaros inteligentes atraem mais fêmeas, diz estudo: "Outra possibilidade, sugere Keagy, é que os machos usem seus cérebros para convencer as fêmeas a não deixá-los. Eles podem fazê-lo ao responder efetivamente aos sinais das fêmeas, já conhecidos na espécie."

Análise do pé distancia "Hobbit" da espécie humana: "Entretanto, pesquisadores do Museu de História Natural do Reino Unido afirmam que a razão para o tamanho diminuto do indivíduo é o ambiente em que ele habitava. Eles sugerem que o corpo doH. floresiensis é resultado."

Rato dos EUA consegue mudar cor dos pelos sem ter genes ancestrais: "O total de variação genética na nova versão do Agouti sugere que a mutação ocorreu há menos de 10 mil anos, diz Linnen --depois da formação sinuosa das colinas em Sand Hills."

Descoberta na Etiópia dá pistas sobre origens do homem: "O estudo genético sugere que os humanos e nossos parentes mais próximos, os chimpanzés, diferenciaram-se há 6 milhões ou 7 milhões de anos, embora algumas pesquisas sugiram que isso pode ter ocorrido há 4 milhões de anos."

Europa acha fóssil de ancestral humano mais antigo: "Um pequeno fragmento de mandíbula desenterrado em uma caverna da Espanha é o fóssil mais antigo de um ancestral humano na Europa Ocidental e sugere que o continente foi povoado muito mais cedo do que se imaginava, dizem cientistas."

Ancestral de elefantes vivia na água, diz análise química: "Que os elefantes e os peixes-boi são parentes próximos os cientistas já sabiam. O que ainda era motivo de debate era a origem dos dois grupos. Um estudo publicado nesta terça-feira sugere que o ancestral comum de ambos tenha vivido há cerca de 37 milhões de anos e tinha um estilo de vida anfíbio --ou seja, os elefantes ganharam a terra e os peixes-boi se mudaram de vez para a água em sua evolução."

Neandertal viajava muito, sugere fóssil: "Um dente de 40 mil anos encontrado na Grécia sugere que os neandertais eram mais móveis do que se imaginava. A composição química do fóssil, estudada por cientistas da Sociedade Max Planck (Alemanha), mostra que o indivíduo passou ao menos parte da sua vida longe de onde morreu."

Dinossauros tinham gravidez precoce, afirma estudo: "Neste aspecto, os dinossauros são mais próximos de alguns mamíferos do que de seus descendentes, sugere o estudo. Os mamíferos medianos e grandes, inclusive os humanos, também podem se reproduzir antes de terminarem seu processo de crescimento."

Insetos contribuíram para fim de dinossauros, diz estudo: "Uma nova teoria sobre a causa da extinção dos dinossauros sugere que os insetos podem ter tido "papel importante" na extinção dos grandes répteis pré-históricos."

Cientistas encontram garra de escorpião pré-histórico gigante: "Segundo os cientistas, o tamanho do escorpião sugere que outros animais, como aranhas, insetos, caranguejos e criaturas similares podem ter sido muito maiores no passado do que se pensava."

Grupo "acorda" bactéria congelada há 500 mil anos: "O estudo sugere que o permafrost possa abrigar um conjunto de bactérias desconhecidas que resistiram às mudanças climáticas do passado. Para Vivian Pellizari, da Universidade de São Paulo, que estuda microorganismos da Antártida, as aplicações são variadas. "Essas bactérias podem representar um elo importante para o conhecimento da evolução da vida no planeta", diz. E também em outros mundos."

Estudo indica que humanos têm "evolução acelerada": "A espécie humana evoluiu em uma taxa cem vezes mais alta nos últimos cinco mil anos que em qualquer outro período, e como conseqüência, os seres humanos estão geneticamente mais diferentes uns dos outros, sugere um estudo realizado por cientistas americanos e publicado nesta segunda-feira."

Gorila ancestral de 10 milhões de anos recua origem humana: "A falta de fósseis de grandes macacos na África também levou alguns cientistas a propor que os ancestrais comuns de gorilas, seres humanos e chimpanzés não evoluíram na África, mas sim foram imigrantes da Eurásia. "O Chororapithecus sugere, mais uma vez, que a África é o local de origem tanto dos humanos quanto dos grandes macacos modernos", afirmam Suwa e seus colegas."

Boas sugestões! ((rs))

É isso!
---
NOTA:
SUGERIR (latim suggerere):
Dar a entender de forma sutil; INSINUAR; provocar a imaginação de; inspirar; fazer uma sugestão; aconselhar ou recomendar; fazer com que uma ideia ou pensamento surja na mente; gerar por associação de ideias; despertar, provocar (Aulete).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!