Darwin no cinema

E já que o assunto é filme, menciono a seguir algumas outras produções cinematográficas que também foram frutos do fascínio pela teoria evolutiva proposta pelo naturalista inglês Charles Darwin. São as mais conhecidas:

1. “Criação" (“Creation”), de Jon Amiel. Trata-se de uma produção biográfica de Charles Darwin, e que foi produzida pela BBC, 2009.

2 .
O Mundo Perdido", de Harry Hoyt, baseado na obra de Arthur Conan Doyle. No seu próprio livro, Doyle faz menção de Darwin como “homem de cérebro superior”: “Os tambores indígenas soaram assim durante toda a noite e, diante dos indígenas e mestiços evidentemente apavorados, pude notar que Challenger e Summerlee possuíam a singular coragem científica, do mesmo tipo daquela que sustentou o ânimo de Darwin, entre os gaúchos argentinos, e o de Wallace, entre os degoladores da Malásia. A natureza misericordiosa deu a esses homens de cérebro superior uma espécie de inconsciência do perigo, que lhes permite afrontar o desconhecido em busca da verdade”.

3. “Tarzan, o homem-macaco”. Baseado no romance “
Tarzan of the Apes”, de Edgar Rice Burroughs. O filme conta a história de um menino, filho de um inglês abastardo, o qual, nos moldes de Rômulo e Remo, foi criado por um grupo de macacos selvagens.

4. “King Kong”.
A última das versões é de 2005, de Peter Jackson. O clássico do cinema conta a história de um gorila gigante chamado Kong, que foi capturado e conduzido à cidade de Nova York onde deveria participar de um grandioso espetáculo.

5. “O Monstro da Lagoa Azul”, de
Jack Arnold. O filme é de 1954 e se passa na Amazônia, onde cientistas descobrem uma estranha criatura, uma mistura de homem com anfíbio, que passa a ser considerada a maior descoberta de todos os tempos.

6.
Jurassic Park”, um famoso filme americano dirigido por Steven Spielberg, de 1993, que narra o retorno dos dinossauros realizado por meio do processo de clonagem.

7. “
The Darwin Adventure”, de 1972, dirigido por Jack Couffer. O filme aborda a vida e a obra do naturalista Charles Darwin, o qual é apresentado como um verdadeiro exemplo de cientista.

8. “O Vento será tua Herança”("Scopes Monkey Trial"), de
Stanley Kramer, produção de 1960, inspirado no famoso caso "Processo do Macaco de Scopes”, uma história verídica acontecida no Estado do Tennessee, EUA, onde um professor John Thomas Scopes foi a julgamento por ensinar a teoria da evolução em sala de aula.

Os títulos citados são apenas alguns exemplos os quais, ao seu próprio modo, tiveram como referência a Teoria da Evolução de Charles Darwin.
A atração do tema tornou-se em objeto de consumo cultural mesmo entre aqueles que sequer tem noção do debate existente em torno do assunto. Como bem disse um crítico de cinema, de todos os fatores da evolução, a Seleção Natural é o mais cinematográfico.

É isso!

2 comentários:

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!