O mau “desenho” da Folha de São Paulo

Por simples curiosidade, resolvi fazer uma ligeira pesquisa em um dos principais sites de notícias aqui do Brasil, o jornal Folha de São Paulo, a fim de averiguar o que alguns de seus jornalistas pensam e escrevem acerca da Teoria do Desenho Inteligente. O resultado não surpreende, afinal, não se pode esperar isenção de pessoas que sequer conhecem aquilo que criticam, e mais ainda, de pessoas altamente comprometidas com a ideologia darwinista, tida pela maioria deles como o protótipo perfeito da lídima e verdadeira ciência.

Sim, não há porque negar que a Teoria do Desenho (Design) Inteligente tenha lá implicações filosóficas e teológicas, assim como acontece com a Teoria de Big Bang e a própria Teoria da Evolução. Contudo, trata-se de uma postura visivelmente tendenciosa divulgar que pessoas tão visceralmente ligadas à ciência, como
William Dembsky, Michael Denton, Michael Behe, David Berlinski, Stephen C. Meyer, Jonathan Wells, Paul Chien, Scott Minnich, Guillermo Gonzalez, Jay W. Richards, entre outros, tenham por estratégia introduzir o ensino religioso nas aulas de ciência e outras besteiras mais. Os rótulos que lhes dão (“neo-criacionistas”, “criacionistas disfarçados”, “criacionismo com uma nova roupagem” etc.), além de uma clara tentativa de desprestigiar o caráter científico da teoria, objetiva ainda fazer passar a Teoria da Evolução como um fato somente contestado por “fundamentalistas religiosos” e defensores de relatos sagrados, especialmente àqueles ligados à religião judaico-cristã.

Os enxertos a seguir, todos extraídos do Jornal Folha de São Paulo, em vez de expressar o fundamento da Teoria do Desenho Inteligente, apenas revelam a prevalência de interesses ideológicos por traz da redação desse jornal, especialmente da sua Seção de Ciência. Uma lástima, sem dúvida, pois o que no mínimo se espera de um jornal é o máximo de isenção na divulgação das notícias.

1.
“A guerra entre cientistas e críticos da teoria da evolução foi reacendida depois da publicação de um artigo num periódico científico norte-americano sobre o chamado "design inteligente", que, segundo os cientistas, não passa do
velho criacionismo disfarçado” (FOLHA).

2. “Depois que o darwinismo se estabeleceu como paradigma,
os criacionistas envernizaram seus argumentos, propondo a "teoria" do "design inteligente", que diz que a origem de novas formas só poderia ser explicada por uma força consciente" (FOLHA).

3. “
Religiosos que criticam a teoria da evolução dizem que formas transicionais não têm função prática e defendem a hipótese do "design inteligente", segundo a qual estruturas complexas, como animais, só podem ter ser criadas por uma inteligência divina” (FOLHA).

4. “Fixado no leitor o essencial, Dawkins passa a desfiar seu estonteante conjunto de fatos evolutivos. Ao mesmo tempo, vai aplicando um "jab" após o outro nos principais argumentos do
criacionismo e de sua nova roupagem, o design inteligente" (FOLHA).

É isso!

Um comentário:

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!