O deus de Hawking

Em termos “científicos”, digamos assim, ou seja, do ponto de vista daquilo que se pode pesar, medir e testar, qual a diferença entre crer numa divindade e acreditar em extraterrestres?

Esta pergunta dispensa a questão de “lógica” ou “probabilidade”, uma vez que isso também não entra no escopo daquilo que se
pode demonstrar, patentear, comprovar, provar ou colocar em tubos de ensaio.

Qual a probabilidade de haver vida inteligente em Marte, por exemplo? Matematicamente ela pode ir ao infinito, todavia, ainda assim tudo fica no mero plano da especulação. Já se calculou a probabilidade de a vida ter se originado e se desenvolvido ao mero acaso. O resultado, embora tenha sido imensamente desfavorável a tal hipótese, não é aceito cientificamente como fato comprovado. A probabilidade, portanto, no máximo servirá apenas como motivo ou indício para se presumir a verdade ou a possibilidade de que as coisas se sucederam ou não de determinado modo, porém nunca é prova segura da realidade.

Sendo assim, por que um cientista de renome internacional como Stephen Hawking, um ateu confesso, nutre tanta obsessão por ETs?

A resposta do físico parece fundamentar-se, essencialmente, na vontade ou no desejo de que as coisas fossem da forma como ele queria que fosse. Isso parece claro quando disse: “Para meu cérebro matemático, os números faz pensar em extraterestres como algo perfeitamente racional. O verdadeiro desafio é inquerir como são eles de verdade”. Segundo Hawking, a maioria dos extraterrestres seriam equivalentes a micróbios, a animais simples, do tipo daqueles que dominaram a terra durante a maior parte de sua história. Contudo, diz que algumas formas de vida poderiam ser inteligentes, constituindo-se em forte ameaça à Terra. A par disso, aconselha ele aos humanos que evitem contato com esses seres imagináveis.

Numa matéria publicada no início do ano pelo jornal
La Nación (Chile), quando perguntado se acreditava em Deus, respondeu:
- Não creio em um Deus pessoal. Isso são apenas bons desejos.

Hawkins pode não acreditar em um Deus pessoasl, mas faz questão de anunciar ao mundo que em algum lugar do planeta os aliens podem estar tramando contra os pobres e indefesos terráqueos. Se isso não for apenas bons desejos, depressa, mandem apriosionar a mula-sem-cabeça!

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!