A história do Brasil através do humor: 1917-1918

Grandes temas que marcaram a história do Brasil através de divertidas charges extraídas da revista Beija-Flor, publicadas nos anos 17 e 18 do século passado.

1917
Teve início neste ano algo inédito no Brasil: o movimento grevista. A morte de um sapateiro, em consequencia de um choque com a polícia, na porta de uma tecelagem das Empresas Matarazzo, culminou em vários confrontos, saques de lojas comerciais e manifestacões que espalharam medo, paralisando por completo a capital. A partir daí a greve tornou-se num instrumento bastante relevante para a classe operária.

1918
Neste ano a gripe espanhola, como ficou conhecida, avassalou a Europa e quase todo o mundo. No Brasil muitas pessoas temiam sair às ruas e outras buscavam refugio em localidades onde a pandemia não havia alcançado. A ausência de conhecimento acerca da forma como se propagava a doença levou as autoridades a apenas solicitar que se evitassem aglomerações.
1918
Desde o fim da escravidão, a imigração para o Brasil tornou-se um fenômeno constante e de grande relevância para a economia do país. Um dos homens mais ricos deste período, o conde Francisco Matarazzo, que construiu o mais abrangente complexo industrial do Brasil e da América Latina, era um imigrante italiano.

1918
A charge é uma crítica visível à morosidade do Correio brasileiro, o que nos remete à precaridade dos meios de transportes da época, levando em conta a dimensão geográfica da nação.


1918
A charge nos leva a pensar que os proprietários das padarias estavam economizando no "fermento" ((rs))

---
É isso!


Visite o site do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!