A "Indústria da Seca" no Brasil - I


Um pouco da história visual daquilo que ficou conhecido como "Indústria da Seca", um fenômeno social caracterizado pelo uso político das calamidades da seca nordestina em benefícios de uma minoria privilegiada. A "Indústria da Seca" gerou também fortunas em consequência de obras superfaturadas e recursos desviados para cofres pessoais dos envolvidos, incluindo políticos e coronéis locais.
Maquinários expostos na famosa Exposição do Centenário (os 100 anos da Independência do Brasil"), que seu deu em 1922 no Rio de Janeiro, com a presença da Inspetoria de obras contra a seca no Nordeste

1. Pontilhão sobre um riacho; 2. Estrada de Ferro Independencia Piauhy; 3. Drenagem de dormentes para linha da Estrada de Ferro Ceara-Parahyba, próximo à Alagoa Grande; 4. Um corte na E. F. Ceara-Parahyba; 5. Corte, na rocha, próximo à Alagoa Grande; 6. Ponte em construção no leito da E. F. Ceara-Parahyba, próxima a Alagoa Grande (ano: 1922)

Um pontilhão na estrada de rodagem de santa Cruz a Currais Novos - Edifício em construção para servir de garagem e residência do engenheiro - Pontilhão construído na estrada de rodagem de Santa Cruz a Currais Novos - caminhões retornando do litoral, transportando produtos agrícolas do sertão, principalmente algodão de Seridó - Caminhão utilizado no transporte de materiais - Uma das estradas construídas - Trecho entre Natal e Santa Cruz - Depósitos em Natal - Material descarregado à margem da linha (ano: 1922)

Em Fundamento - Trabalhos de corte da rocha, para o leito da estrada da Estrada de Ferro Ceara-Parahyba - Trecho entre Pocinhos e Patos - Pequeno açude em Fundamento - Bifurcação da estrada de rodagem Campina Grande e Santa Luzia, de onde partia o ramal de Patos - Vista de Juazeiro - Escritório da comissão técnica (ano: 1922)

Vista do Açude Gargalheira: 1. Estrada de acesso ao local da represa e entrada para Acari, ao fundo; 2. Trecho de um rio, cujas águas represou o açude gargalheira; 3. Maquinário destinado ao transporte de materiais para a barragem; 4. Ponte de cimento armado em construção sobre o leito de um rio; 5. Trecho da estrada de rodagem de Santa Cruz a Currais Novos; 6. O leito do rio Acunã; 7. Antiga oficina de ferreiro no açude Gargalheira (ano: 1922)

---
Fonte:
Revista "O malho", edições de 1922, disponível digitalmente no site da Biblioteca Nacional Digital do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!