Um pouco da história visual daquilo que ficou conhecido como "Indústria da Seca", um fenômeno social caracterizado pelo uso político das calamidades da seca nordestina em benefícios de uma minoria privilegiada. A "Indústria da Seca" gerou também fortunas em consequência de obras superfaturadas e recursos desviados para cofres pessoais dos envolvidos, incluindo políticos e coronéis locais.
Compressora de ar da pedreira Salta-Vidas, do Açude Quixeramobim. Guindaste em operação - Escavações nas fundações do Açude Quixeramobim - Residência do engenheiro-fiscal da construção do Açude de Quixeramobim - Guindaste para descarga de material da estrada de ferro no Açude Quixeramobim (ano: 1922)
Vista da estrada de rodagem de Umbuzeiro a Limoeiro - Trabalhadores aguardando o pagamento dos salários. Estrada de rodagem de Umbuzeiro a Campina Grande - Desenvolvimento paralelo das duas estradas: de ferro e de rodagem, de Umbuzeiro a Limoeiro. Trabalhos preparatório do leito da estrada de ferro - Preparo do leito da Estrada de Ferro Limoeiro a Umbuzeiro. Trecho já pronto para receber os dormentes. Corte na mesma linha de ferro (ano: 1922)
Construção de uma ponte sobre o rio Tracunhaém - Riacho Pedra do Sono - Ponte em construção - Ponte provisória para passagem de material ferroviário. Estrada de Ferro Limoeiro a Umbuzeiro - Um corte a dois quilômetros de Limoeiro - Vista da parte norte de Limoeiro. Outra vista da mesma cidade. Leito preparado da Estrada de Ferro Ceará-Paraíba (ano: 1922)
Açude Piranhas - barragem provisória do rio Piranhas, para fornecer água para a obra. Ponte de cimento armado na Estrada de Ferro Cajazeiras e Souza - Alagoinhas, povoação cearense próxima da divisa da Paraíba - Estrada de rodagem Cajazeiras a Boqueirão de Piranhas - Estrada de rodagem Rio das Pombas. Trabalhos para construção de uma ponte no Rio Bananeiras - habitações para o pessoal técnico - Açude São Gonçalo (ano: 1922)
Vista da região servida pela estrada de ferro Paiano a Alagoa Grande - Ponte construída sobre o rio salgado, na estrada de ferro Ceará-Paraíba - Tangente desenvolvida na Estrada de Ferro Ceará-Paraíba. Ponte provisória sobre dormentes do rio Prudência, Ramal do Açude Pilões - lastro carregado de dormentes e outros materiais de construção - Ponte sobre o rio Picada - Poço da Pedra - Ponte e caixa d'água provisórias na estrada de ferro Ceará-Paraíba - Açude Pilões (ano: 1922)
---
Revista "O Malho", edições de 1922, disponível digitalmente no site da Biblioteca Nacional Digital do Brasil
Por favor nos envia o link desta Revista "O Malho". Já que não consego encontrar no site acima mencionado.
ResponderExcluirEu tenho! Se ainda tiver interesse me chame no meu email: alexandfregeograf@gmail.com
Excluiralexandregeograf@gmail.com - CORRETO
Excluir