Antigos estabelecimentos comerciais de São Paulo - X

Um pouco mais da história visual de antigos estabelecimentos do Estado de São Paulo, através de fotografias publicadas ao longo do século XX, como as que seguem.. 

A fachada da matriz do famoso Café Paraventi, localizado à Rua Vergueiro nº 18, na capital paulista (ano: 1921)

O edifício onde funcionava a sucursal de O Estado de São Paulo, na cidade de Campinas, localizado no Largo do Rosário, esquina da Rua Barão de Jaguara, em 1917
Interior da Casa Fachada, situada à Rua Direita nº 55, Telephone 2472, no centro de São Paulo, especializada em perfumarias (ano 1914)
 Fachada do Hotel Victoria, localizado à Rua Antonio de Godoy nº 24, esquina da Rua Visconde do Rio Branco com vista para o Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, de propriedade do sr. Alfredo Migliori (ano: 1921)
Interior do Café União, localizado à Rua São Bento nº 75-A, de propriedade do sr. Francisco, a quem se observa bem no centro da fotografia (ano: 1915)


---
Fonte:
Revista "A Cigarra", edições de 1914, 1915, 1917 e 1921, disponível digitalmente no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo

4 comentários:

  1. tenho 53 anos e nasci em são paulo e segundo a minha mãe que tem 92 anos, era uma são paulo bem provinciano, muito educada e com um sotaque bem italianado muito forte.hoje em 2013 são paulo esta abandonada, suja, violenta e cheia de migrantes desempregado e semi analfabetos

    ResponderExcluir
  2. Acabaram com nossa São Paulo! Só a separação do resto do Brasil pode consertar o estrago.

    ResponderExcluir
  3. A indisciplina e impunidade está muito grande e as pessoas honestas estáo perdendo sua liberdade, cada um faz o que bem entende, portanto na minha opnião só uma intervensão militar para por novamente nosso Brasil nos eixos.

    ResponderExcluir
  4. Desculpe:estamos afundando.

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!