Darwin "em quadrinhos"

Natura non facit saltum. “A natureza não dá saltos”, diz a frase latina!

Para Darwin, a evolução era um processo solene, ordeiro e progressivo. O gradualismo, para esse naturalista, deveria ser tão lento que ninguém poderia ter esperança de observá-lo num espaço de uma vida. “Antepassados e descendentes, argumentava Darwin, devem ser ligados por “elos de transição infinitamente numerosos” formando “os mais refinados passos graduados” (Gould, “O Polegar do Panda”, p. 161). O Equilíbrio Pontuado, desenvolvido Por Stephen Jay Gould, foi uma reação a esta crença que, para este darwinista, nada mais era do que fruto de um preconceito ocidental.

Bem, com o intuito de mostrar- didaticamente – como os antigos ideólogos darwinistas (Darwin, Galton, Spencer, Broca, Haeckel, Lombroso etc.) pensavam a evolução humana, publico a seguir alguns exemplos de conhecidos personagens de história em quadrinhos, e de como “gradualmente evoluíram” ao longo do tempo. Basicamente era assim que imaginava os antigos evolucionistas à evolução humana. O interessante é que, por está lógica gradualista, e isso vemos nas inúmeras representações artísticas, aos poucos, isto é, gradualmente, o feio vai se tornando bonito. Quanto mais supostamente moderna for a espécie hominídea, mais bonitinha ela vai se tornando, até chegar ao ápice da "suprema evolução": o homo sapiens!

Lembrando que esta crença de evolução como progresso teve conseqüências funestas para à sociedade ao ser aplicada ao homem. Mas essa é uma outra história...




É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!