Einstein, Darwin, Newton e a busca do Google

De uma simples e banal curiosidade é possível extrair uma grande verdade!
Por exemplo, ao realizar uma pesquisa no famoso site de busca Google, acerca de três conhecidos vultos da ciência (Einstein, Darwin e Newton), constatei os seguintes resultados numéricos em termos de buscas (01/01/2010):
1 º
LUGAR: ALBERT EINSTEIN, COM 14.400.000 RESULTADOS

LUGAR: CHARLES DARWIN, COM 8.040.000 RESULTADOS
LUGAR: ISAAC NEWTON, COM 3.010.000 RESULTADOS

Quais seriam, afinal, as razões para que o naturalista inglês seja mais "buscado" que o "pai" da lei da gravitação universal?
Seria porventura pela relevância de suas descobertas em benefício da humanidade? Ou seria pela sua extraordinária história de bravura e heroísmo em nome da ciência? Ou seria ainda por seu grande interesse em tornar a ciência livre de qualquer mácula do racismo?

Não, nenhuma dessas respostas estão corretas. As razões são muitas, mas podem ser sintetizadas num único ponto: interesse filosófico. Em termos de benefícios práticos para a sociedade em geral, as "descobertas" de Darwin podem ser comparadas, com pouco exagero, a um fictício "aparelho para desentortar bananas". Todavia, no âmbito da filosofia poucos conceitos são tão amplos quanto aqueles que ele legou à história. O resultado das buscas do Google em vez de revelar o interesse das pessoas pela ciência de Darwin, mostra apenas a preocupação delas por questões do tipo: como chegamos aqui?

Quanto à prevalência de Einstein, aí sim, prevalece o interesse científico. Não há questões morais envolvendo as idéias do "construtor" da teoria da relatividade.


ALBERT EINSTEIN - 14.400.000

CHARLES DARWIN - 8.040.000
ISAAC NEWTON - 3.010.000

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!