Mendel e os “sanguessugas de Darwin”

“Perigosos iconoclastas” era o rótulo que os imediatos herdeiros de Darwin aplicavam ao modelo mendeliano logo em seus primórdios. Sobre isso discorre Albert Jacquard, em “Elogio da Diferença” (Martins Fontes, 1988):

"No começo deste século, portanto, era total o divórcio entre o evolucionismo, tal como fora desenvolvido pelos sucessores de Darwin, e a genética, tal como os biólogos estavam começando a defini-la, depois de terem finalmente descoberto os trabalhos de Mendel. A evidência da transformação progressiva das populações e das espécies, de sua adaptação, parecia em oposição com a estabilidade dos genes que constituem os “átomos”, indivisíveis, quase inalteráveis, do patrimônio hereditário. Os que aceitavam o modelo mendeliano eram considerados antidarwinianos e, portanto, perigosos iconoclastas” (p. 85).

“Mas é assim que se faz ciência”, diriam os sanguessugas de Darwin. Ou seja, quando é conveniente eles sugam (chupam, sorvem, extorquem, subtraem) as experiências alheias e ainda as tornam subsidiárias aos seus próprios dogmas. No fim, bem... “estão fazendo ciência”.

Haja!

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!