Altruísmo: uma pedra no sapato da galera de Darwin

Segundo Rémy Chauvin ("O Darwinismo ou o Fim de um Mito"), "o altruísmo é o inverso da 'luta pela vida'". Diante disso pergunta-se:

1. Afinal, como explicar o comportamento altruístico do ponto de vista da Seleção Natural e de outros mecanismos evolutivos coadjuvantes?

2. Um animal será altruísta quando se limita a ferir ligeiramente um rival, embora possa matá-lo, tendo em vista que este mesmo rival possa ser posteriormente capaz de, por sua vez, o matar?

3. Qual o interesse, do ponto de vista da Seleção Natural, de um pássaro hóspede alimentar e criar a ninhada de outro, como ocorre com o cuco? Qual o benefício desse pássaro altruísta em favorecer os interesses reprodutores do detestável parasita social?

4. Segundo explicação do darwinismo tradicional, ao beneficiar seus parentes, os atos altruístas preservem os genes altruístas, mesmo que o altruísta não seja aquele que vai perpetuá-los, de modo que, ao executá-lo, um altruísta estará na verdade aumentando sua própria representação genética em futuras gerações. Ou seja, a seleção favorecerá a preservação desses genes altruístas. Porém, o que dizer de atos altruístas em benefício de não-parentes?

5. Como o comportamento altruístico, que implica sacrifício da sobrevivência e reprodução pessoal, seria transmitido pelos parentes próximos que não revelaram tal tendência comportamental, mas podem, pelo contrário, ser terrivelmente egoístas e gozadores frios?

6. Levando em conta que o mecanismo de Seleção Natural tende a favorecer o indivíduo mais forte, mais esperto, mais inteligente e mais egoísta no sentido de preservação da própria vida e descendência, como explicar que a natureza crie heróis altruísticos mais prontos a se sacrificar pelos mais fracos? Como pode ser vantajoso, do ponto de vista da seleção natural, ajudar o rival, perdoar o inimigo, colocar o último em primeiro lugar e sacrificar a própria libido em benefício de um propósito religioso que ultrapassa o indivíduo? (PENNA, "Polemos", 2006).

É isso!

Um comentário:

  1. O cuco põe os ovos no ninho alheio. Ele não hospeda outras aves, ele explora.

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!