Os beatos de Darwin...

Eu simplesmente me divirto com os êxtases darwinisíacos da galerinha de Darwin. Isso na Internet é um verdadeiro espetáculo. Especificamente em relação à pessoa de Charles Darwin, a bajulação é de tal monta que fica difícil não associar tal comportamento com aqueles vivenciados por um beato diante de seu santo. Darwin, muito mais do que um cientista (no sentido estrito da palavra), tornou-se para muitas pessoas numa espécie de "libertador" ou num "Napoleão da ciência", o qual revelou ao mundo o verdadeiro caminho, a verdade e a vida.
O texto a seguir, por exemplo, sintetiza um pouco todo esse alvoroço em torno do naturalista inglês. Divirtam-se!

Por que todo ser humano deveria ser fã de Charles Darwin?
1-Porque Darwin foi o cara que teve as duas ideias mais importantes, revolucionárias e abrangentes da humanidade: Seleção Natural e Seleção Sexual.
2- Porque ele mostrou como o acaso e a necessidade podem interagir para gerar complexidade a partir da simplicidade, sem a necessidade de uma inteligência superior.
3- Porque ele mostrou que vale mais a pena procurar inteligência nos insetos do que no cosmos.
4- Porque ele teve coragem de dizer que as plantas fazem sexo e que as fêmeas têm senso estético em plena Inglaterra vitoriana, coisa que muitos relutam em aceitar ainda hoje.
5- Porque ele inaugurou todo um imenso programa de pesquisas integradoras entre diferentes disciplinas tanto da Biologia quanto fora dela.
6- Porque ele previu que com o Darwinismo, a Psicologia iria ter um novo fundamento "num futuro distante" e que a Filosofia iria precisar conhecer bem os primatas para falar sobre o ser humano.
7- Porque com ele podemos até explicar porque a religião existe sem precisar postular a existência de nenhuma mágica.
8- Porque ele tirou de vez o ser humano de seu pedestalzinho imaginário no centro de tudo.
9- Porque ele foi contra a escravidão e a favor da origem única e da unidade dos grupos étnicos humanos.
10- Porque Darwin foi um exemplo de humildade em pessoa e que trouxe a verdadeira humildade para o ser humano.

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!