Darwinismo Awards - II

Não satisfeito por apenas especular no âmbito das ciências biologicas, o darwinismo passou a meter seu bedelho em tudo quanto é buraco do conhecimento humano, como a Psicologia, a Sociologia e até mesmo a Teologia. Essas quixotescas aventuras darwinianas, como já seria de se esperar, culminou em teorias excentricamente bizarras, extravagantes e escalafobéticas, como as que suguem:

1. TEORIA DO BISSEXUALISMO
Essa veio da Itália, do ex-ministro de saúde, Umberto Veronesi, o qual afirmou numa conferência em tempos passados, que a espécie humana deve caminhar para o bissexualismo “como resultado da evolução natural das espécies”: “O homem está perdendo suas características e tende a se transformar numa figura sexualmente ambígua, enquanto a mulher está se tornando mais masculina. Desta forma a sociedade evolui para um modelo único”, afirmou Veronesi, que é oncologista” (BBC).

2. TEORIA DA CERVEJA
Segundo um biólogo alemão, o homem se tornou agricultor para beber cerveja: “O homem se tornou sedentário e agricultor há cerca de 10 mil anos, iniciando a revolução neolítica, para beber cerveja e se embriagar, e não com a finalidade de melhorar ou garantir sua alimentação. A afirmação é do biólogo e historiador natural alemão Josef H. Reichholf em seu novo livro "Warum die Menschen Sesshaft Wurden" ("Por que os Homens se Tornaram Sedentários", em tradução livre).
"Essa visão habitual confunde causas e conseqüências. Para que os caçadores e agricultores abandonassem sua forma de vida e alimentação tradicional teve de acontecer alguma vantagem inicial", explica, e ressalta que no início "o cultivo de plantas não trouxe consigo nenhuma vantagem sobressalente para a sobrevivência" (FOLHA).

3. TEORIA DA TRAIÇÃO FEMININA
De acordo com Tim Spector, professor da Unidade de Pesquisa de Gêmeos do St. Thomas's Hospital, embora não exista genes da traição, ainda assim eles explicariam a freqüente “pulada de cerca” das mulheres. Em termos de evolução, diz ele: “faz sentido que o ser humano busque uma boa mistura de genes e que as mulheres procurem uma opção melhor se ela surgir” (BBC).

4. TEORIA DO ELEVADO Q.I. DOS RICOS
Essa veio da terra de Darwin. Para o acadêmico Bruce Charlton, os ricos têm QI mais alto do que os pobres. Segundo este professor de psiquiatria evolutiva na Universidade de Newcastle, na Inglaterra: “a dominação das classes altas é "natural" e uma questão de "mérito" (BBC).

5. TEORIA DA MENOPAUSA
Conforme um estudo realizado por uma universidade na Grã-Bretanha, a existência da menopausa se justifica pela necessidade de as mulheres mais velhas terem tempo disponível para cuidar dos netos: “Eles avaliam que os resultados reforçam a teoria da evolução que defende o surgimento da menopausa para que as jovens mães tenham ajuda extra na educação dos filhos” (BBC).

6. TEORIA DA FOFOCA
Segundo essa "nova" especulação darwinista, a fofoca 'boa' ajudou a criar cooperação entre humanos: “Pesquisadores alemães desenvolveram a teoria de que a fofoca "positiva" ajudou o ser humano a evoluir na direção de adquirir altos níveis de cooperação” (BBC).

7. TEORIA DA CULINÁRIA EVOLUTIVA
Para Richard Wrangham, professor de antropologia evolutiva na Universidade Harvard, a cozinha mudou a biologia da espécie humana. Afirmou ele “que a invenção da comida assada, há cerca de 2 milhões de anos, disparou a humanização dos antecessores do Homo sapiens. A inovação culinária explicaria desde a estrutura da sociedade humana, organizada em famílias nucleares (diferentemente de outros primatas), até certos traços distintivos da anatomia da espécie, como o sistema digestivo curto e a semelhança de tamanho entre homens e mulheres” (FOLHA).

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!