E Darwin virou samba!


"Ô abre alas pra Darwin passar..."

Charles Darwin será celebrado em meio a espalhafatosas alegorias e adereços, na famosíssima Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Com o enredo "O Mistério da Vida", a escola de samba União da Ilha homenageará, no próximo ano, o autor de "A Origem das Espécies". A viagem quase turística de Darwin no Beagle será apresentada como uma nova versão da grande Odisséia grega e, quiçá, ainda maior que a embarcação de Cristóvão Colombo rumo à descoberta do continente americano. Em seu
site, a escola carioca, discorrendo sobre esta grande epopéia darwiniana, "a maior de todas as viagens" (SIC), justifica e escolha da seguinte forma:

"E mais uma vez, prepara as malas para outra de suas aventuras. Embarca no carnaval de 2011 a bordo do navio Beagle para atravessar o mar e ancorar na passarela trazendo memórias da maior de todas as viagens. Na companhia do jovem naturalista Charles Darwin, parte da Inglaterra para desbravar os sete mares e dar uma volta ao mundo. Mapeando a América do Sul, chega ás costas brasileiras e se encanta com as belezas das nossas florestas tropicais. Prossegue a viagem contornando o continente. São desembarques fascinantes por tantas terras, tantas ilhas, que as maravilhas da natureza encontradas no caminho são coletadas e catalogadas, assim como vestígios de um passado remoto, que lhes despertam o interesse em desvendar suas origens. Segue seu curso, até retornar sua terra natal.
Com seus diários de bordo, anotações e constatações, ele chegará a uma teoria revolucionária que mudaria o rumo da história. Através dela partiremos para a grande viagem de fato: a que nos leva para a origem de tudo, ao grande mistério: a história da vida.
Que começa na água, de uma única célula, que se dividiu, cresceu e se multiplicou. Logo surgiu vida nos oceanos. Seres com coluna, ossos e crânio desenvolvido, criaram barbatanas, para nadar com velocidade. Dominaram as águas do mundo.
Algumas formas se aventuraram pela Terra. Brotaram, se ramificaram, floresceram e frutificaram.
Seres animados chegam à superfície, estes possuem asas, antenas, geram larvas, passam pela metamorfose, zumbem, se alimentam de néctar.
Daquelas criaturas aquáticas, algumas desenvolveram a capacidade de engolir ar na superfície da água, barbatanas viram patas, e passeiam na terra com sua pele molhada e pegajosa.
Seus descendentes criaram pele escamosa e seca e romperam seu elo com a água. Rastejam, silvam, tem cascos, e por um tempo dominaram o mundo com suas formas colossais, destes muitos foram exterminados, mas geraram outros cujas escamas viraram penas.
Criaturas aladas que dominaram os céus, com seus cantos, seus encantos, suas cores fascinantes.
Outro ramo começou a crescer em grande número na Terra. Diferentes de outros viventes, seus corpos quentes, que desenvolveram pelos e garras, ganharam resistência, velocidade, em todo ambiente, do ártico aos trópicos, na água, na terra e no ar.
Do alto das árvores alguns desceram e se apoiaram em duas patas, inteligentes, foram evoluindo, evoluindo... (Alex de Souza)

É impressão minha ou a escola versará sobre mais uma versão daqueles famosos "mitos da criação"? Genial isso: "
Seres animados chegam à superfície, estes possuem asas, antenas, geram larvas, passam pela metamorfose, zumbem, se alimentam de néctar". ((rs))

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!