Cão, o bicho que mais parece gente ((rs))

Em termos, digamos, comportamentais e instintivos, quem mais se assemelha ao homem: o cachorro ou o macaco?

Bem. Embora os marketeiros darwinistas tenham elevado os símios ao status de semi-humanos, são os caninos que, na prática, parecem apresentar mais “características” de gente. Se não, vejamos o que andaram afirmarando algumas pesquisas:

Os cães podem ficar pessimistas:
"Um estudo publicado na edição desta terça-feira da revista "Current Biology" afirma que cachorros que demonstram sinais de ansiedade quando deixados sozinhos também apresentam um comportamento que pode ser classificado como "pessimista". Na experiência conduzida por pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, potes de comida foram deixados em dois cantos de uma sala. No canto "positivo", o pote estaria cheio, enquanto que no canto "negativo" ele não conteria alimentos. Numa etapa posterior, potes foram deixados em posições intermediárias. Os cientistas verificaram, então, que os cães "otimistas" corriam em direção aos potes onde quer que eles fossem colocados. Já os "pessimistas" demoravam mais e mostravam sinais de ansiedade quando deixados sozinhos." (O Globo)

Os cães são capazes de entender a injustiça:
“Testados, os cães deixaram claro que possuem uma natural "aversão à iniqüidade", e que fazem "greve" se não forem tratados do mesmo modo como seus semelhantes, algo já descoberto em macacos." (Folha)

Os cães entendem sinais humanos:
"Os cães, tanto filhotes como adultos, são os animais que melhor entendem os sinais emitidos pela comunicação humana. Mesmo lobos domesticados e criados por seres humanos não têm a mesma capacidade --diferentemente de filhotes de cães com algumas poucas semanas de vida." (Folha)

Os cães compreendem a linguagem humana:
"Um esperto cão pastor que apresenta a habilidade de buscar, pelo nome, cerca de 200 objetos pode ser a prova de que os cães realmente compreendem a linguagem humana, afirmam pesquisadores alemães.
Rico é capaz de identificar qual objeto seu dono está pedindo, mesmo que nunca tenha escutado a palavra antes.
As descobertas, publicadas nesta quinta-feira pela revista "Science", podem não surpreender muitos donos de cães. Mas devem reacender o debate sobre a natureza da linguagem e se ela é única dos seres humanos." (Folha)

Os cães preferem música clássica:
"Os cães ficam mais relaxados e comportados quando escutam música clássica, em vez de pop ou rock. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Queen, em Belfast (Irlanda), e publicada na revista "Animal Welfare". (Folha)

Os cães sabem imitar os movimentos dos donos:
"Um estudo da Universidade de Viena, na Áustria, sugere que os cães "imitam automaticamente" os movimentos de seus donos.
Esta imitação automática seria uma parte crucial do aprendizado social a respeito de humanos, diz a pesquisa, que também revela pistas sobre como este tipo de aprendizado evoluiu." (BBC)

O
s cães são capazes de dissimular suas atitudes:
"Cientistas do Instituto Max Planck descobriram que os cães se comportam de maneira diferente quando observados. Os pesquisadores colocaram comida na frente dos animais e os proibiram de tocá-la. Enquanto havia pelo menos uma pessoa na sala, os animais quase nunca chegavam perto da comida. Mas, se a pessoa deixava a sala, os animais imediatamente corriam em direção aos alimentos.
Os resultados indicam que os cães apresentam mente reflexiva, capaz de usar experiências passadas para produzir soluções para novos problemas." (Folha)

Os cães tem um "vocabulário" igual ao de criança de 3 anos:
"Um cachorro superinteligente, que já era estrela de televisão na Alemanha, foi testado por cientistas e agora se torna também uma vedete da psicologia.
Rico, um cão da raça border collie com dez anos de idade, consegue entender mais de 200 palavras, como uma criança de três anos. A rapidez do aprendizado de novas palavras pelo cão foi um dos aspectos que impressionaram os cientistas." (Folha)

Os cães podem 'ler emoções' como humanos:
"Cães domésticos podem ter a capacidade de avaliar as emoções humanas ao olhar para o rosto de uma pessoa da mesma forma que nós fazemos, de acordo com uma reportagem da revistaNew Scientist.
A conclusão é de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Lincoln, na Inglaterra, e publicado na revista acadêmica Animal Cognition." (BBC)

Um cão já foi até ouvido como 'testemunha' em caso de morte na França:
"Um cão foi 'ouvido' como testemunha na investigação de uma misteriosa morte ocorrida há dois anos e meio em um subúrbio de Paris.
O animal foi trazido ao caso para reforçar a tese de que sua dona, uma mulher de 59 anos encontrada enforcada em seu apartamento em Nanterre, nas proximidades da capital francesa, foi vítima de um assassinato." (BBC)

Os cães fizeram parte de um “coral” num gravação músical no País de Gales:
"Os uivos produzidos por um coral de cães foram gravados em estúdio nesta semana na cidade de Swansea, no País de Gales.
O Coral Canino foi formado pelo artista Richard Higlett, que ouviu mais de 30 animais para escolher os oito que participam do projeto. Entre os animais, há dois shih-tzus e um border collie.
A gravação servirá de base para a música A Song for Jack(Uma canção para Jack, em tradução livre) em homenagem ao cachorro Swansea Jack, um retriever que virou herói depois de salvar várias pessoas de afogamento no cais de Swansea na decáda de 1930." (BBC)

São até tcapazes de arriscar a vida para proteger inclusive filhotes de gato:
"O cachorro Leo arriscou a vida para proteger quatro filhotes de gato presos em uma casa em chamas, em Melbourne, na Austrália.
Quando o incêndio começou, a família que mora na casa e um de seus cães conseguiram escapar, deixando os outros animais para trás.
Os bombeiros encontraram Leo cuidando dos filhotes, que estavam em uma caixa de papelão, em um dos quartos da casa." (BBC)

Os cães sabem intuir o que o ser humano está pensando:
"O estudo de Kundey, publicado na revista "Applied Animal Behaviour Science", indica que cachorros podem representar para si mesmos como os outros percebem suas ações. Por exemplo, estudos anteriores mostraram que cachorros tendem a pegar mais comida quando ninguém está olhando para eles." (Folha)

47% dos norte-americanos acreditam que os cães vão para o céu:
"
Enquanto nove de cada dez norte-americanos acreditam que após a morte as pessoas vão para o céu, quase a metade (47%) dos donos de cachorros e gatos acredita que seus bichos de estimação os acompanharão no Paraíso, segundo uma recente pesquisa da ABC News e Beliefnet." (Folha)

É isso! ((rs))

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!