Padre Vieira: "O Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda"

Por: Iba Mendes (2004)
INTRODUÇÃO
O Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda insere-se no contexto histórico da monopolização do comércio açucareiro pelos ibéricos, e o início da concorrência européia, especificamente, pelos holandeses. Ao organizar a Companhia das Índias Orientais, a Holanda aparelhava-se para enfrentar a concorrência de Portugal e Espanha que, em 1580 uniram-se formando a União Peninsular sob o domínio dos Habsburgos. O Sermão, portanto, foi escrito no último ano da dominação espanhola, ou seja, em 1640.

Em 1624
houve a primeira tentativa de invasão por parte dos holandeses na Bahia, contudo, um ano após foram vencidos pelos portugueses. Em 1630, os holandeses empreenderam um novo esforço e conquistam Pernambuco.

Em 1640, pela segunda vez, os holandeses tentaram penetrar na Bahia. Foi em meio a grande alvoroço, e a uma iminente invasão dos ‘‘hereges’’ que o Padre Antônio Vieira pregou, na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (nome bastante sugestivo para a ocasião) este belíssimo sermão, do qual segue-se esta breve análise.

ANÁLISE
De início o Sermão faz alusão a um trecho dos Salmos da Bíblia, em que o autor, pressionado pelas circunstâncias, muito mais que clamar, ‘‘exige’’ de Deus um livramento imediato: ‘‘Desperta! Por que dormes, Senhor... Levanta-te em nosso auxílio, e resgata-nos por amor das tuas misericórdias’’. Vieira utiliza a mesma passagem bíblica para fazer um paralelo à situação enfrentada pelos portugueses com a invasão holandesa.

Prosseguindo o Sermão, Vieira menciona outra passagem bíblica, na qual o autor faz menção às vitórias conquistadas pelos hebreus no passado, como o caso da Conquista de Canaã e a libertação da escravidão egípcia: ‘‘Ó Deus, nós ouvimos com os nossos ouvidos, e nossos pais nos têm contado os feitos que realizastes em seus dias, nos tempos da antigüidade’’. Vieira elabora assim um confronto entre o texto bíblico e os grandes feitos ou às proezas e conquistas dos portugueses, das quais o Brasil é uma conseqüência. Ele atribui a Deus todas as vitórias de Portugal, o que remete a uma comparação com as conquistas que os antigos israelitas empreenderam para se estabelecerem na Terra Prometida: ‘‘Vossa mão foi a que venceu e sujeitou tantas nações bárbaras, belicosas e indômitas, e as despojou do domínio de suas próprias terras... e estendeu em todas as partes do mundo, na África, na Ásia, na América’’. Desta forma, é possível deduzir que, na visão de Vieira, foi Deus quem colaborou o tempo todo com os portugueses e, por conseguinte, foi Ele quem auxiliou Portugal a expulsarem os mouros da Península Ibérica; foi Ele quem contribuiu para que Portugal conquistasse Ceuta, a Ilha de Madeira, Açores, Cabo Bojador, Guiné, Calicute... e o Brasil ‘‘a miserável província do Brasil’’. E se foi Deus quem os ajudou, então é perfeitamente justificável a expulsão dos ‘‘nativos indômitos’’, a sujeição das ‘‘nações bárbaras’’ e o despojo do domínio de suas próprias terras. É a idéia de que Deus ofereceu Portugal ao mundo, para que esse concedesse ao mundo o próprio Deus. Deste modo, a colonização é justificada como sendo a vontade de Deus, pois estariam assim levando ‘‘a verdadeira’’ religião “aos bárbaros e ingênuos indígenas, ao negro e ignorante etíope desprovido de conhecimento”.

Coteja os portugueses com Israel, quando em peregrinação no deserto, e utiliza, para exemplificar a situação de seu povo, uma passagem bíblica na qual os israelitas questiona os desígnios de Deus, afirmando ser melhor ter permanecido como escravos no Egito a morrerem pelos próprios egípcios no avassalador deserto: ‘‘Dirão que, cautelosamente e à falsa fé, nos trouxestes a este deserto, para aqui nos tirares a vida a todos e nos sepultares’’. E queixando-se perante Deus, afirmou, de maneira ousada, que melhor fosse nunca ter conquistado o Brasil para o próprio Deus a ter que padecer cruelmente nas mãos dos pérfidos, dos insolentes, dos excomungados e ímpios hereges, como chamava os protestantes, especificamente os holandeses. E conclui a sua indignação, quase que obrigando Deus a agir a favor dos portugueses: ‘‘...antes da execução da sentença repareis bem, Senhor, no que vos pode suceder depois, e que o consulteis com vosso coração, enquanto é tempo; porque melhor será arrepender agora que quando o mal passado não tenha remédio’’.

Mais do que questionar a vontade de Deus, Vieira o ironiza: ‘‘Holanda vos dará os apostólicos conquistadores que levem pelo mundo os estandartes da cruz?...os pregadores evangélicos que semeiam nas terras dos bárbaros a doutrina católica?... defenderá a verdade de vossos Sacramentos e a autoridade da Igreja Romana?... Edificará altares?... consagrarás sacerdotes?... ’’

O conceito de supremacia da Igreja católica em relação às demais religiões, é evidenciado em todo o Sermão. Desta maneira os portugueses não só detinham o monopólio das terras brasileiras, como desejavam ardentemente manter o da fé: ‘‘...só a fé romana que professamos, é fé, e só ela a verdadeira e a vossa’’. Apresenta-se diante de Deus, contrapondo a excelência da religião católica sobre as religiões protestante. O ataque aos holandeses é a reação contra os calvinistas que, por serem protestante, colocavam sob suspeitas muitas das doutrinas católicas.

Ante uma iminente invasão dos hereges, dos inimigos da ‘‘verdadeira igreja’’, o Padre Vieira sente-se abandonado por Deus: ‘‘...parece que nos deixastes de todo e nos lançastes de vós, porque já não ides diante das nossas bandeiras, nem capitaneais como dantes os nossos exércitos’’. Eles, os portugueses estavam tão habituados às conquistas, que a idéia de serem vencidos pelos inimigos significava o abandono por parte de Deus, que os entregou ‘‘às mãos da crueldade herética’’, ‘‘dos hereges insolentes’’.

É interessante observar que ao se dirigir a Deus, Vieira não o faz com súplica e deprecações, mas com protestos e repreensões: ‘‘... Em tudo parece, Senhor, que trocais os estilos da vossa providência e mudais as leis da vossa justiça conosco...’’. Deus é posto como uma espécie de árbitro da futura contenda entre portugueses e holandeses. Em muitas situações, volta-se piedosamente atrevido diante de Deus: ‘‘...Parece-vos bem, Senhor, parece-vos bem isto?’’

CONCLUSÃO
Em síntese, o Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda, é uma espécie de incitação, um convite para que o povo combata os infiéis holandeses, discorrendo sobre os horrores e depredações que os protestantes fariam caso invadissem a Bahia. Avalia-se, portanto, que o efeito moral deste Sermão produziu efeitos muito positivos nos ânimos de seus ouvintes. Os holandeses foram expulsos, e a estrela de Maurício de Nassau, que brilhou durante muitos anos em Pernambuco, esvaiu-se, e os portugueses mantiveram seu imperialismo. A exploração em nome de uma suposta fé verdadeira permaneceu cada vez mais avassaladora, e continua, mesmo que de outra maneira, até os dias de hoje.

É isso!

26 comentários:

  1. Iba Mendes, que texto ótimo o seu! Adorei. Me ajudou muito. Estamos estudando o Barroco em Literatura, na escola, e meu professor indicou que lêssemos sermões (inteiros ou pelo menos algum trecho) do Padre Antônio Vieira. O tema desse me interessou muito, então fui procurar na internet. Gostei muito do resumo e análise. Ótimo! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!

      Obrigado pelas gentilezas das palavras. Para quem realmente tem interesse no melhor estilo do idioma português, Vieira é uma das melhores referências... Abraços...

      Excluir
  2. Cara valew.tive que fazer um trabalho sobre os sermoes do padre antonio vieira e me ajudou muito.apoio muito o trabalho que voce faz

    ResponderExcluir
  3. Alguém tem como me mandar esse trabalho pronto? só pra eu ter uma noção de como se faz, estou em apuros, desde já agradeço! pf entrem em contato cmg no whats: 5193213441 ou 5182125069

    ResponderExcluir
  4. vai toma na jabiroca, tendi porra nenhuma parece a letra do meu professor intendo porra nenhuma brilhante huehueBr

    ResponderExcluir
  5. Texto realmente muito bom, obrigada (:

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. cole meuuuuuuu aq e os v7

      Excluir
    2. DÁ TCHAU PRO TREEEEEMMMMMM

      Excluir
    3. cala boca dani falha testa de orelha

      Excluir
  7. kole pnc vou te mata dani falha

    ResponderExcluir
  8. quem quer mata o dani falha curti

    ResponderExcluir
  9. dani falha ta pelas colega dele de oculos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DANIEL TA QUERENDO A BRENDA

      Excluir
    2. o dani falha gosta da neguinha cara de égua da sala

      Excluir
    3. entendi o plano do dani falha de ir toma agua

      Excluir
    4. Aqui é o robert eu sou anti bala da conceição

      Excluir
    5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  10. DANIEL TA SÓ PELA THAY

    ResponderExcluir
  11. cuzin da samara

    ResponderExcluir
  12. dani falha ta perdendo os pessoal do colegio pro botao

    ResponderExcluir
  13. dani falha disse que vai pega a thay na saida

    ResponderExcluir
  14. sujou meu pau foi de cocoooooo

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!