As origens da Criminologia

"As origens da Criminologia como ciência no continente europeu, e particularmente na Itália, respondem não somente ao grande desenvolvimento que adquiriu nesta época a ciência como tal, especialmente as ciências dos homens, como também às necessidades da burguesia para enfrentar seus problemas sociais, e o problema do delito em particular. Este fato se concretizou no preciso momento em que o capitalismo entrou em sua etapa imperialista, e em que o Estado começou a assumir o controle de certos aspectos da vida comum (HOBSBAWM, 1997. p.419-421). A idéia de que os delinqüentes não eram iguais aos outros seres humanos correspondia ao mecanismo de racionalização das desigualdades da época, nas palavras de Hobsbawm:

"Mecanismo mediante o qual uma sociedade fundamentalmente igualitária racionalizava suas desigualdades e tentava justificar e defender aqueles privilégios que a democracia implícita em suas instituições deveria mudar inevitavelmente. Já que o liberalismo não podia se defender da lógica contra a igualdade e a democracia, erigiu a bandeira ilógica das raças; seria a própria ciência, base do liberalismo, que provaria que os homens não eram iguais
” (HOBSBAWM, 1997. p.368).

A
s crises que sacudiam o capitalismo, a atividade dos sindicatos, os temores de guerra, o aumento da pobreza e outros problemas sociais que se agravavam em toda a Europa, exigiam uma ciência que fosse efetiva para o controle da sociedade, do progresso e ordem industrial-urbana, com objetivo de manter a ordem. O liberalismo do século XIX enfatizou uma concepção ímpar de liberdade, “ser livre” era trabalhar em prol da ordem social, nas palavras de Hinkelammert, “o indivíduo que recusa a ordem social é um indivíduo que recusa ser livre e portanto é perverso”38 (apud: OLMO, 2004. p.42).

“Muitos pensavam (...) que os problemas sociais não eram mais que resíduos do passado a serem resolvidos. A única forma visível seria através da ciência, (...) mas ciências, em suma, que se ocupassem do ser humano em sociedade e contribuíssem para impedir o regresso a formas passadas de governo, ou a revoluções que estavam em gestação” (OLMO, 2004. p.36).

A Criminologia foi gerada em paralelo ao aparecimento das idéias evolucionistas de Darwin e Spencer, com a filosofia de Saint-Simon e, sobretudo, com o método positivista de Comte, entre outros, “seu lema seria ordem e progresso e seu método, o da observação experimental” (OLMO, 2004. p.37). Em suas análises, os criminólogos consideravam os fenômenos sociais como fenômenos naturais, seu método científico para o estudo da sociedade foi uma alternativa que se pretendia apolítica para abordar problemas sociais como objetos neutros, governados por leis universalmente válidas.”

É isso!

Fonte:
ALCIDESIO DE OLIVEIRA JÚNIOR. “’Penas especiais para homens especiais’: as teorias biodeterministas na Criminologia Brasileira na década de 1940” (Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História das Ciências da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz / FIOCRUZ, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre. Área de concentração: História das Ciências). Orientador: Professor Doutor Flávio Coelho Edler. Rio de Janeiro, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!