Macacos a serviço de Darwin

Não é de hoje que venho denunciado o “simiofilismo” praticado pelos devotos de Darwin. Com “simiofilismo” refiro-me ao jibóico esforço desse pessoal em querer transformar os macacos nos bichos que mais se aproximam do homem no que se refere à maneira de se comportarem.

Basta uma ligeira pesquisa com notícias relacionadas ao assunto, para comprovar que o termo “simiofilia”, utilizado por mim com o sentido de apego exagerado aos símios, já há um bom tempo deveria ter ocupado seu espaço no “Aurélio”. No fim eles sempre arrumam um jeito de tornar os macacos nossos parentes. Vejamos alguns exemplos:

Vídeo mostra chimpanzés reagindo como humanos à morte
“Segundo os cientistas que realizaram ambos os estudos, os resultados mostram que outras espécies, principalmente os macacos, são mais parecidos com os humanos do que se pensava.
Chimpanzés e seres humanos dividem 99% de DNA e são tão similares que alguns acadêmicos já sugeriram que os animais deveriam receber direitos semelhantes aos direitos humanos.”

Pesquisa mostra cooperação entre chimpanzés
“Segundo o professor Shinya Yamamoto, coordenador do estudo, o comportamento dos chimpanzés é um exemplo clássico de cooperação.
Ele diz que o traço humano de ajudar outros voluntariamente pode ter evoluído a partir do mesmo comportamento observado nos primatas.”

Chimpanzés trocam comida por sexo, sugere estudo
“Gomes acredita que a descoberta pode até fornecer pistas sobre a evolução humana. A especialista sugere que este estudo pode lançar as bases para outros, sobre os seres humanos, que explorem a ligação entre "a habilidade para caçar e o sucesso na reprodução".

Estudo indica que chimpanzés são capazes de apreciar música
"Uma pesquisa realizada por cientistas japoneses indica que os chimpanzés podem ter uma capacidade inata de apreciar música agradável – algo que se acreditava que fosse exclusivo dos humanos.
A descoberta pode ter implicações importantes sobre como a capacidade de apreciar música evoluiu."

Macacos criam frases para se comunicar, diz estudo
"Um estudo da Universidade de St.Andrews,na Escócia, revelou que macacos combinam sons para passar mensagens específicas, da mesma forma que humanos combinam palavras para criar frases.
Com a descoberta, os pesquisadores esperam encontrar novas pistas sobre a evolução da linguagem humana.
Segundo Klaus Zuberbühler, da Escola de Psicologia da universidade, “a pesquisa revelou alguns paralelos interessantes no comportamento vocal dos macacos da floresta e esta característica crucial da linguagem humana”.

Chimpanzés também gostam de 'ombro amigo', diz pesquisa
"Os seres humanos não são a única espécie a se beneficiar da atenção ou do abraço de um amigo próximo. Segundo uma pesquisa da Universidade John Moores, de Liverpool, no zoológico de Chester, na Inglaterra, os chimpanzés também se consolam uns aos outros, diminuindo o nível de estresse entre os membros.

Chimpanzés superam universitários em teste de memória; assista
“Uma nova pesquisa da Universidade de Kyoto, no Japão, demonstrou que chimpanzés têm uma memória fotográfica superior à dos humanos.
Para Lisa Parr, que trabalha com chimpanzés no Centro Yerkes para Primatas na Universidade Emory de Atlanta, Estados Unidos, esta descoberta é "revolucionária" e, pelo fato de os chimpanzés serem nossos "parentes mais próximos", pode ajudar a entender a memória humana."

Ativistas pedem direitos 'humanos' para primatas
"Um movimento internacional para dar aos primatas direitos iguais aos garantidos a seres humanos está ganhando força.
"Os primatas são especiais porque são parentes muito próximos de nós", diz Redmond. "Os chimpanzés e os bonobos são nossos parentes mais próximos ainda vivos. Se diferenciam de nós em apenas 1% do seu DNA."
"É tão próximo que nós poderíamos receber uma transfusão de sangue ou um rim deles. Gorilas são os próximos, depois os orangotangos", acrescenta."

Orangotangos são bons atores, sugere estudo observacional
Orangotangos podem atuar. Eles foram flagrados fazendo pantomimas nas quais expressavam intenções por meio de encenações. A descoberta desafia a visão que esse tipo de comportamento é exclusivamente humano.
"A pantomima é considerada unicamente humana", diz Anne Russon, da Universidade York, em Toronto, Canadá. "É baseada na imitação, recriando comportamentos vistos em algum outro lugar, considerados complexos e fora da capacidade de compreensão da maioria das espécies."
Muitos desses casos são da pesquisa de Russo. Alguns foram filmados, como o caso de Siti, que fingiu ser incapaz de abrir um coco, fingiu uma expressão de derrota e imitou a ação humana de abrir o coco com um facão."

Macaco primitivo aprende conceitos de matemática
"A compreensão de princípios básicos de matemática não é exclusividade de humanos e seus "parentes" evolutivos mais próximos, como o chimpanzé.
Cientistas alemães descobriram que o macaco reso, espécie asiática que divergiu do homem há 25 milhões de anos, é capaz de reter conceitos simples, como "mais" e "menos"
"Os resultados dos macacos, de certa forma, lembram o estágio inicial das capacidades cognitivas em crianças pequenas", disse à Folha Andreas Nieder, neurocientista da Universidade de Tübingen que liderou a pesquisa."

Gene presente em macacos e humanos condiciona comportamento social, diz estudo
"Os humanos e os macacos são os únicos membros da família primata que têm este traço genético, que influencia nos transtornos experimentados no âmbito das recompensas sociais. Para chegar a esta conclusão, os cientistas estudaram o comportamento e a ansiedade social em dois grupos de macacos que apresentavam variações no gene transportador da serotonina."

Macacos também pagam por sexo, diz estudo
"Um estudo realizado em Cingapura aponta que pagar por sexo não é uma prática exclusiva dos humanos. De acordo com os pesquisadores, macacos machos também pagam para ter relações sexuais, utilizando uma espécie de trabalho manual de limpeza como moeda de troca."

Macacos raciocinam em razão de probabilidade de sucesso, diz estudo
Uma equipe americana de cientistas descobriu que não são apenas os humanos que pensam em alternativas em razão das probabilidades de sucesso. Os macacos também são capazes de tomar decisões em razão do que eles calculam que ajudará a obter uma recompensa maior.
Segundo os autores, os macacos têm capacidades, embora em estágio primitivo, de dedução probabilística, faculdade que também é encontrada nos humanos, e que se baseia na extração e combinação de uma série de símbolos visuais."

Atividades feitas por macacos podem manifestar cultura
"Não é de hoje que a ciência se pergunta quais são, afinal, as diferenças estruturais entre os cérebros de homens e os de macacos que tornam únicos os primeiros. Para alguns primatologistas, porém, essa é a pergunta errada.
Descobertas recentes sobre a inteligência de símios tidos como menos evoluídos -como o macaco-prego- podem dar rumos novos às pesquisas sobre semelhanças e diferenças entre os humanos e os outros primatas. A procura de estruturas cerebrais que sejam exclusivas do homem cada vez mais esbarra em coincidências, enquanto a habilidade dos macacos de mostrar comportamento social complexo ataca a visão antropocêntrica pelo outro lado."

Mãe chimpanzé pode cuidar de filhote morto por meses, diz pesquisa
"Enquanto pesquisadores do Reino Unido mostraram que, em cativeiro, chimpanzés são capazes de comportamentos muito parecidos com o luto humano diante da morte de um companheiro, outro estudo, também na revista científica "Current Biology", revelou mais um detalhe pungente da relação dos primos mais próximos do homem com a morte. Num grupo da Guiné, as mães são capazes de carregar seus bebês mortos por meses, de maneira que o cadáver fica até naturalmente mumificado."

Que os macacos sejam até consangüíneos dos humanos, isso pouco me importa. Apenas me recuso a aceitar como verdade uma mentira contada e repetida várias vezes.

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!