Ateísmo religioso - II

Paradoxal?
Não obstante pareça ser um jibóico paradoxo falar em ateísmo como fenômeno religioso, essa aparente contradição se desfaz rapidamente quando constatamos que um novo tipo de ateísmo, da mesma forma que algumas religiões, transformou-se numa verdadeira seita.

O ateísmo clássico, ou seja, o ateísmo como simples opção filosófica, cedeu espaço para uma nova vertente ateísta, muito bem tipificada na pessoa do zoólogo inglês Richard Dawkins. Trata-se de um tipo de ateísmo militante e combatente, que faz uso das mesmas armas e estratégias de determinadas seitas, dentre as quais, a manipulação ideológica e o forte apelo emocional.

São as principais características do novo ateísmo religioso:

1 –
Forte aversão a Bíblia:São capazes de perder noites inteiras em busca daquilo que consideram “contradições da Bíblia”. Fazem abundante uso dos trechos bíblicos os quais discorrem acerca da “ira e furor de Deus”; enfatizam exageradamente as passagens bíblicas as quais se chocam com aquilo que diz a ciência; ignoram a beleza poética de muitos livros bíblicos, como "Cânticos dos Cânticos" e se utilizam com frequencia de termos torpes quando se referem ao livro dos cristãos.
2 – Forte aversão à religião:Acreditam que todo o mal existente na humanidade seja fruto das práticas religiosas, apesar de seguirem paradoxalmente pelo mesmo caminho. São incapazes de verem coisas boas na religião. Deleitam-se com os escândalos religiosos, utilizando-os como arma contra a própria religião. São intolerantes e imaturos culturalmente, uma vez que não conseguem encontrar um só benefício advindo da religião. Acreditam que eventos como os atentados suicidas são essencialmente frutos do fervor religioso, em vez de reações contra a opressão política e social. Para esses ateus religiosos, religião e ciência estão travando um duelo de vida e morte, no qual a ciência um dia triunfará como num “apocalipse”.

3 –
Forte apego a Richard Dawkins:Embora haja muitas exceções, os novos ateus religiosos mantêm um vínculo afetivo muito forte com esse ideólogo, vendo nele uma espécie de messias que, finalmente, veio destruir a "maléfica religião". Dawkins de algum modo lembra o messianismo português às avessas, uma versão irônica de dom Sebastião à inglesa. É o líder carismático, o qual motiva e enche o brio dos novos ateus, conclamando a manifestarem seu ateísmo como a expressão plena da verdadeira liberdade. Aos poucos seu livro “Deus, um Delírio” torna-se numa espécie de “bíblia atéia”, com direito a maldições, “profecias” e os famigerados “memes”, que são os dogmas.

4 -
O darwinismo como fenômeno ateísta:Os ateus religiosos normalmente confundem o darwinismo como um fenômeno tipicamente ateísta. É por isso que a maioria deles não consegue manter uma postura amigável com os chamados evolucionistas teístas, esses da linha de Francis Collins. Dawkins, ao tratar desta vertente darwinista, afirmou numa entrevista à revista Veja: "Pessoalmente não consigo entender suas razões. Talvez seja um tipo de mente repartida: eles mantêm suas crenças religiosas em um nicho, e a ciência em outro. Sinceramente tenho dificuldade em simpatizar com esse tipo de coisa". Outro aspecto, é que geralmente tais ateus confundem darwinismo (e conseqüentemente o ateísmo) com excelência científica. Dramático! ((rs))
Haveria ainda outras características, mas essas resume muito bem este novo fenômeno religioso denominado
ateísmo religioso.
E que me desculpe esses ateístas, mas o ateísmo não é fundamental.

É isso!

12 comentários:

  1. HUOaiuHa que Demais!! Com muita maestria foi relatado características incólumes desta nova vertente religiosa. Meus parabéns Iba.

    ResponderExcluir
  2. Me desculpe,mas o inverso tb é verdadeiro e a muito mais tempo que esse novo rótulo(rótulos sim são o mal do mundo).Acho que entende o que digo,as religiões fazem qualquer coisa pra validar suas teses,suas teorias fundamentadas em passar a diante a msm coisa,como a frase que vc coloca no ínício,se milhões de pessoas dizem uma coisa não significa que ela seja verdadeira.Atualmente a vertente religiosa que mais cresce é o protestantismo e é tb o que mais radicaliza modos diferentes de pensamentos,dizem ser coisa do diabo,dizem que a pessoa é um desviado,que desrespeita a Deus simplesmente pq não concorda com o excesso de superstição e medo colocado em fiés das igrejas,então torna-se mt fácil alegar o que vc alega.

    "Deleitam-se com os escândalos religiosos,"

    Deleitar não é bem o termo,enojar-se é mais adequeado.E pq vc acha que isso acontece?Tb culpa do marketing de "verdade incontestável",os "espertinhos usam exatamente o que as religiões diz para se darem bem e os de boa fé acreditam,são cúmplices,msm dizendo que não.
    "São intolerantes e imaturos culturalmente,"sem comentários...

    Tenho uma questão:
    Deus é religião?Uma é sinônimo da outra...Deus não existe se não houver religião?Não acho.

    Religião tem seu lado positivo,a bíblia tem ensinamentos fantásticos de equilíbrio,bom senso,otimismo,fraternidade,etc.
    O problema é o radicalismo que provocam ou a confusão que se faz em pensar que Deus é religião são sinônimos e quem não tem uma(mas tem fé)vem a pergunta,vc não acredita em Deus?!!!Crer em Deus não necessita de uma religião,Deus é maior que qualquer uma delas,seja quel for.

    ResponderExcluir
  3. para ser ateu temos qu conhecer o teísmo, e ele é ridículo sob qualquer ponto de vista, e bastante infantil.

    E dawkins não afirma que todo o mau vem da religião.

    Aliás, pode me citar um único mal que existe no ateísmo?

    ResponderExcluir
  4. Filipe /\
    Na verdade quase todas afirmações do blogger são falsas, mas nem vale a pena perder tempo com ignorantes, por mais que prove que estão errados, eles nunca abandonarão seus super-egos!

    ResponderExcluir
  5. É Felipe, é assim msm... -.-"

    Simples, o ateísmo fundamentalista de Dawkins mente. Tira textos do contexto, esconde os massacres comunistas, engana muito bem o leitor com a musiquinha do Lenon, com a frase do Adams... Só isso ja é motivo suficiente pra larga as béts mas se vc qué fica nesse "mas veja bem...", a opção é sua. Pelo menos o Deus bíblico não mente, não usa de apelos emotivos, é aquilo e cabo goste vc ou não.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez,movidos pelo dogmatismo,defende de formas exageradas a religião que executam,e um nome chamado DEUS. Mas lembrando que a questão em si não é DEUS,e sim a manipulação estimulada pela religião.Então vejam bem,não defendo nem um nem outro,tanto um quanto outro são maneiras de manipulação,e apenas manipulação,pois não acreditar em nenhuma outra religião você já está formando um novo tipo de religião! E por aí vai,são paradoxos da vida que o homem em si trazem a vida por medo do que seria para alguns o " JULGAMENTO " para outros " APOCALIPSE " e para outros " A VIDA APÓS A MORTE " então ao invés de criar blogs criticando energumenos,e energumenos criticando o blog,acreditem no que quiser,pois só existe o que você quer que exista.

    ResponderExcluir
  7. Não, eu acho que não é isto! Entendo que haja mesmo um ataque direto e constante às religiões por parte destes “ateus religiosos”. Mas, penso que isto seja um fenômeno cultural parecido com uma alergia. Uma espécie de contra-ataque a tudo de mal que as religiões fizeram à espécie humana. A essência deste ataque, creio eu, é o desejo do espírito humano de se libertar de todo e qualquer dogmatismo. O pensamento dogmático é autoritário e fascista, o que é extremamente prejudicial a saúda da mente. Cientistas e filósofos verdadeiros, lutam pela liberdade de pensar, por isto, não encontram outra saída a não ser brigar contras as religiões, que impõem verdades e tentam manter-las à qualquer custo. Penso que a própria classificação “ateísmo religioso” seja uma grande falácia. Lutar passionalmente por algo não significa ser religioso. Ter paixão por algo ou por alguém é humano. Então, penso que homens como o Richard Dawkins, Carl Sagan entre outros, são pessoas apaixonadas pela busca da verdade e se enojam com a arrogância dos religiosos em continuar dizendo que possuem a verdade. Não há também como fugir do fato de que há sim uma luta constante entre as duas maneiras de pensar, crítica-racional ou céptica ou cientifica (como quiser) e a religiosa/mística ou dogmática (como quiser também). São visões que se excluem mutuamente, por isto a “briga”. Tente ser um individuo crítico em um sistema ditatorial pra ver o que te acontece! Tente pensar cientificamente em um meio dominado pela religião! Então, meu caro, não podemos condenar nossos amigos ateus. É um jogo que continua. Quase teve um fim após o colapso da civilização clássica, mas, para nossa sorte, houve quem desafiasse a morte pela liberdade do pensamento. Viva Giordano Bruno! Viva Copérnico, viva Galileu! Viva Darwin, Freud, Dawkins e tantas outras mentes brilhantes que não se dão por vencidos e lutam passionalmente para que continuemos tendo o direito de pensar!

    ResponderExcluir
  8. Maycon R. Campos disse...
    HUOaiuHa que Demais!! Com muita maestria foi relatado características incólumes desta nova vertente religiosa. Meus parabéns Iba.


    Vertente religiosa???!!!! Ateísmo é a ausência de religião Maycon, Ateísmo não é mais uma vertente religiosa!!!!

    ResponderExcluir
  9. Jesus é bom! glórias a Deus Seja bem vindo Espírito Santo de Deus!

    ResponderExcluir
  10. Aushushuas...
    heheheh... é simples assim...heheheh
    A definição de ateísmo,ou melhor neo ateísmo é bem trivial,abstrata.
    heheheh....meus animais de estimação são todos neo ateus.Afinal trata-se apenas da ausência de crença em seres sobrenaturais =D

    ResponderExcluir
  11. cada pessoa tem o direito de ser livre e não amarrado em conceitos que p aprisiona.

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!