Já não se faz ateus como antigamente!
Fonte das imagens:Bus Ateo
Talvez esteja enganado, porém pelo pouco que conheço de alguns "ateus clássicos", não conseguiria imaginar, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto, entre outros, aderirem ao tipo de promoção mostrada logo a seguir (da campanha ateísta em língua espanhola). Dizem que Graciliano Ramos era um ateu convicto, no entanto isso não o impedia de ter a Bíblia como livro seu de cabeceira. O ateu que adjetivo de "clássico", é aquele que mantém sua posição filosófica por convicção pessoal, e não porque ela "é a melhor coisa do mundo".
Fonte das imagens:Bus Ateo
Lema da campanha ateísta em língua espanhola. A frase passa a idéia de que somente os que optam pelo ateísmo é que aproveitam a vida em sua total plenitude. A campanha escancara o desejo dessa nova vertente ateísta em competir com a religião. Posso está exagerando, mas não me senteria seguro caso minha vida dependesse a decisão de um desses ateus! ((rs)) Não se admire, portanto, se ver Dawkins iniciar uma campanha exigindo do governo inglês um pedacinho da Inglaterra para a construção do seu próprio "Vaticano"! ((rs))E vamos à campanha de "evangelização" prol ateísmo.
Exagero? Onde?
ResponderExcluirSe você realmente acredita que viver uma vida temente a Deus e preocupado com pecados e ritos não é uma preocupação, então tudo bem.
Eu, como ateu, acho que não só é uma preocupação, mas também é uma preocupação desnecessária.
Os ateus de Londres acham a mesma coisa. Por isso fizeram a divulgação que fizeram.
Onde está o exagero?
Ops, Londres, não... Errei.
ResponderExcluirMas em Londres fizeram a mesma divulgação. Assim como se ventila (ou se ventilou, não sei) a ideia de repetir a campanha em São Paulo.
o exagero faz parte da condição humana, vejo exagero em tudo, mesmo na retenção à qualquer exagero. Os ateus exageram tanto quanto os religiosos, sim. Contudo,mesmo estando em desacordo com o slogan escolhido pelos espanhòis,acho que campanhas pùblicas de demonstração de descrença religiosa são importantes para afrontar a arrogância religiosa que sempre deseja ganhar mais espaço politico. Por isso não basta parar na critica às religioes mas contra toda espècie de fundamentalismo e verdade absoluta - que não são exclusivos ao pensamento religioso strictu sensu
ResponderExcluirA única coisa que posso dizer são as Palavras do Rei Salomão.
ResponderExcluir"Como é agradável a luz do dia, e como é bom ver o sol! Viva alegre durante todos os anos da sua vida. Mas, mesmo que você viva muitos anos, lembre que ficará morto durante muito mais tempo. Tudo o que acontece é ilusão. Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer".
Portanto, quem foi que disse que temer a Deus significa viver com medo de punição por causa de pecados? Pelo contrário! O indivíduo que teme a Deus possui a alegria da Salvação de Deus, e vive em perfeita paz interior, alegria, ausência de ansiedade. Aquele que teme a Deus possui certeza para onde está indo, coisa que ateus não possuem. Aquele que teme a Deus apenas reconhece a necessidade que a raça humana possui de Reconciliar-se com o Deus criador. E aquele que reconhece isto, passa a viver uma vida feliz por excelência e já não precisa mais de álcool, maconha, cocaína, heroína, LSD, crack, para preencher vazios existenciais. Se o indivíduo assassinava, passa a não matar mais. Se roubava, não rouba mais. Quando o homem utiliza sua fé para crer na Redenção oferecida gratuitamente por Deus, todos os vazios existenciais do ser humano, com todos os seus anseios e inquietudes são maravilhosamente preenchidas por Deus, tornando assim desnecessário o homem correr atrás dos prazeres e "liberdades" que o mundo oferece e todas as suas ilusões. Também descarta as vãs filosofias que servem apenas para endurecer a consciência humana do juizo que há de vir sobre a humanidade. Esta é a essência do Evangelho de Jesus Cristo, coisa que nem a própria Igreja no decorrer dos séculos conseguiu transmitir. Com a irresistível tendência dos seres humanos para a desgraça, a própria Igreja não conseguiu transmitir a Graça de Deus como convinha ao mundo conhecer, sendo isto motivo para que muitos desacreditassem do puro e simples Evangelho de Jesus Cristo. E eu sei que mesmo eu explicando algo deste tipo, muitos não irão acreditar mesmo assim, então não posso fazer mais nada. E assim caminha a humanidade.
Vive na religião quem quer.
ResponderExcluirQuem está preocupado com alguma coisa, é quem espalhou tais cartazes, pois se se preocupasse com a sua própria vida, não erderia tempo tendo idéias como esta.
Seria o ateismo algum partido querendo ganhar novos eleitores..e esta seria a campanha eleitoral?
É o que parece...
Isso mancha profundamente o sentido real do ateismo.
Engraçado é,engula as religiões,respeite-as,msm se estas não respeitarem sua indivudualidade e querem forçar de maneira tremendamente sutil que vc tenha um rótulo religioso,respeite a falta de respeito que há quando alguém julga sua alma como não pertencente ao bem,simplesmente por não carregar um rótulo,e são tantos rótulos e cada um deles fazendo propaganda de si msm com "a verdade".
ResponderExcluirE quando as pessoas não querem mais isto,quando resolvem dizer algo,até msm quando se rebelam,os religiosos dizem não ter culpa disso,e são justamente o pensamento e os dogmas religiosos que fazem o efeito contrário e transformam pessoas em descrentes,justamente pelo egocentrismo religioso,que em nada tem a ver com a força denominada Deus,nada disso é pq Deus quer ou pq Deus não quer,é o ego humano que faz isso.
Ps:Não sou atéia,mas entendo pq pessoas se tornam descrentes em coisas espirituais e a culpa é das próprias religiões.
Quanto a viver a vida,claro que isso é necessário,porém com a tentativa diária de uso da consciência,mas não acreditamos em nós msm e achamos que dizer isso se equivale a dizer:"pronto gente,virou zona!" e queremos que Deus acredite em nós? E o pior é imaginar ou sentir Deus como uma pessoa,um homem que não mente...Deus não é um homem,nem uma mulher...
Brevemente: 'Curtir a vida' não tem nada a ver com a existencia ou não de um deus
ResponderExcluirMas se essa campanha apoia a idéia de cada um curtir a 'sua' vida e não a dos outros (tratando-se de fofoca, e não de ação social), eu aprovo a ideia!
'Deus provavelmente não existe': portanto, poderá existir, não se pode excluir totalmente que exista. Mas, querido irmão não-crente, se Deus não existe, eu não perdi nada; se ao contrário, Ele existe, você terá perdido tudo! (Cantalamessa)
ResponderExcluirExiste mais de 100 deueses, o homem sempre foi um grande criador.Eu sou temente á iguinorâcia, porque ela é a sustentação dos deuses.
ResponderExcluir" Mas, querido irmão não-crente, se Deus não existe, eu não perdi nada; se ao contrário, Ele existe, você terá perdido tudo! (Cantalamessa)"
ResponderExcluirDigo exatamente o contrário: se Deus e vida após a morte existem, beleza, eu posso retirar o que disse.
Se nem vida após a morte e nem Deus existirem, como você pode mudar de ideia depois de morrer?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO fantástico é o quão convincente é a campanha desses caras né? Deus "provavelmente"(!)não existe.
ResponderExcluirÉ isso mesmo
Alguém ai tomaria um remédio que segundo o médico provavelmente o curaria de seu mal ?
Que tal um paraquedas que provavelmente abrisse ao se puxar a cordinha?
"Ele provavelmente vai abrir por isso pule que não dá nada!"
E essa ateusada ridicula aplaude isso e defende com unhas e dentes algo que provavelmente é verdade. Daí o nivel intelectual das Dawkinetes.
Vai vendo...será que pega?