Ateísmo religioso - I (FOTOS)

Já não se faz ateus como antigamente!
Talvez esteja enganado, porém pelo pouco que conheço de alguns "ateus clássicos", não conseguiria imaginar, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto, entre outros, aderirem ao tipo de promoção mostrada logo a seguir (da campanha ateísta em língua espanhola). Dizem que Graciliano Ramos era um ateu convicto, no entanto isso não o impedia de ter a Bíblia como livro seu de cabeceira. O ateu que adjetivo de "clássico", é aquele que mantém sua posição filosófica por convicção pessoal, e não porque ela "é a melhor coisa do mundo".

Fonte das imagens:Bus Ateo


Lema da campanha ateísta em língua espanhola. A frase passa a idéia de que somente os que optam pelo ateísmo é que aproveitam a vida em sua total plenitude. A campanha escancara o desejo dessa nova vertente ateísta em competir com a religião. Posso está exagerando, mas não me senteria seguro caso minha vida dependesse a decisão de um desses ateus! ((rs)) Não se admire, portanto, se ver Dawkins iniciar uma campanha exigindo do governo inglês um pedacinho da Inglaterra para a construção do seu próprio "Vaticano"! ((rs))E vamos à campanha de "evangelização" prol ateísmo.


É isso!

12 comentários:

  1. Exagero? Onde?

    Se você realmente acredita que viver uma vida temente a Deus e preocupado com pecados e ritos não é uma preocupação, então tudo bem.

    Eu, como ateu, acho que não só é uma preocupação, mas também é uma preocupação desnecessária.

    Os ateus de Londres acham a mesma coisa. Por isso fizeram a divulgação que fizeram.

    Onde está o exagero?

    ResponderExcluir
  2. Ops, Londres, não... Errei.

    Mas em Londres fizeram a mesma divulgação. Assim como se ventila (ou se ventilou, não sei) a ideia de repetir a campanha em São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. o exagero faz parte da condição humana, vejo exagero em tudo, mesmo na retenção à qualquer exagero. Os ateus exageram tanto quanto os religiosos, sim. Contudo,mesmo estando em desacordo com o slogan escolhido pelos espanhòis,acho que campanhas pùblicas de demonstração de descrença religiosa são importantes para afrontar a arrogância religiosa que sempre deseja ganhar mais espaço politico. Por isso não basta parar na critica às religioes mas contra toda espècie de fundamentalismo e verdade absoluta - que não são exclusivos ao pensamento religioso strictu sensu

    ResponderExcluir
  4. A única coisa que posso dizer são as Palavras do Rei Salomão.
    "Como é agradável a luz do dia, e como é bom ver o sol! Viva alegre durante todos os anos da sua vida. Mas, mesmo que você viva muitos anos, lembre que ficará morto durante muito mais tempo. Tudo o que acontece é ilusão. Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer".

    Portanto, quem foi que disse que temer a Deus significa viver com medo de punição por causa de pecados? Pelo contrário! O indivíduo que teme a Deus possui a alegria da Salvação de Deus, e vive em perfeita paz interior, alegria, ausência de ansiedade. Aquele que teme a Deus possui certeza para onde está indo, coisa que ateus não possuem. Aquele que teme a Deus apenas reconhece a necessidade que a raça humana possui de Reconciliar-se com o Deus criador. E aquele que reconhece isto, passa a viver uma vida feliz por excelência e já não precisa mais de álcool, maconha, cocaína, heroína, LSD, crack, para preencher vazios existenciais. Se o indivíduo assassinava, passa a não matar mais. Se roubava, não rouba mais. Quando o homem utiliza sua fé para crer na Redenção oferecida gratuitamente por Deus, todos os vazios existenciais do ser humano, com todos os seus anseios e inquietudes são maravilhosamente preenchidas por Deus, tornando assim desnecessário o homem correr atrás dos prazeres e "liberdades" que o mundo oferece e todas as suas ilusões. Também descarta as vãs filosofias que servem apenas para endurecer a consciência humana do juizo que há de vir sobre a humanidade. Esta é a essência do Evangelho de Jesus Cristo, coisa que nem a própria Igreja no decorrer dos séculos conseguiu transmitir. Com a irresistível tendência dos seres humanos para a desgraça, a própria Igreja não conseguiu transmitir a Graça de Deus como convinha ao mundo conhecer, sendo isto motivo para que muitos desacreditassem do puro e simples Evangelho de Jesus Cristo. E eu sei que mesmo eu explicando algo deste tipo, muitos não irão acreditar mesmo assim, então não posso fazer mais nada. E assim caminha a humanidade.

    ResponderExcluir
  5. Vive na religião quem quer.
    Quem está preocupado com alguma coisa, é quem espalhou tais cartazes, pois se se preocupasse com a sua própria vida, não erderia tempo tendo idéias como esta.
    Seria o ateismo algum partido querendo ganhar novos eleitores..e esta seria a campanha eleitoral?
    É o que parece...
    Isso mancha profundamente o sentido real do ateismo.

    ResponderExcluir
  6. Engraçado é,engula as religiões,respeite-as,msm se estas não respeitarem sua indivudualidade e querem forçar de maneira tremendamente sutil que vc tenha um rótulo religioso,respeite a falta de respeito que há quando alguém julga sua alma como não pertencente ao bem,simplesmente por não carregar um rótulo,e são tantos rótulos e cada um deles fazendo propaganda de si msm com "a verdade".
    E quando as pessoas não querem mais isto,quando resolvem dizer algo,até msm quando se rebelam,os religiosos dizem não ter culpa disso,e são justamente o pensamento e os dogmas religiosos que fazem o efeito contrário e transformam pessoas em descrentes,justamente pelo egocentrismo religioso,que em nada tem a ver com a força denominada Deus,nada disso é pq Deus quer ou pq Deus não quer,é o ego humano que faz isso.
    Ps:Não sou atéia,mas entendo pq pessoas se tornam descrentes em coisas espirituais e a culpa é das próprias religiões.
    Quanto a viver a vida,claro que isso é necessário,porém com a tentativa diária de uso da consciência,mas não acreditamos em nós msm e achamos que dizer isso se equivale a dizer:"pronto gente,virou zona!" e queremos que Deus acredite em nós? E o pior é imaginar ou sentir Deus como uma pessoa,um homem que não mente...Deus não é um homem,nem uma mulher...

    ResponderExcluir
  7. Brevemente: 'Curtir a vida' não tem nada a ver com a existencia ou não de um deus

    Mas se essa campanha apoia a idéia de cada um curtir a 'sua' vida e não a dos outros (tratando-se de fofoca, e não de ação social), eu aprovo a ideia!

    ResponderExcluir
  8. 'Deus provavelmente não existe': portanto, poderá existir, não se pode excluir totalmente que exista. Mas, querido irmão não-crente, se Deus não existe, eu não perdi nada; se ao contrário, Ele existe, você terá perdido tudo! (Cantalamessa)

    ResponderExcluir
  9. Existe mais de 100 deueses, o homem sempre foi um grande criador.Eu sou temente á iguinorâcia, porque ela é a sustentação dos deuses.

    ResponderExcluir
  10. " Mas, querido irmão não-crente, se Deus não existe, eu não perdi nada; se ao contrário, Ele existe, você terá perdido tudo! (Cantalamessa)"

    Digo exatamente o contrário: se Deus e vida após a morte existem, beleza, eu posso retirar o que disse.
    Se nem vida após a morte e nem Deus existirem, como você pode mudar de ideia depois de morrer?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O fantástico é o quão convincente é a campanha desses caras né? Deus "provavelmente"(!)não existe.

    É isso mesmo

    Alguém ai tomaria um remédio que segundo o médico provavelmente o curaria de seu mal ?

    Que tal um paraquedas que provavelmente abrisse ao se puxar a cordinha?

    "Ele provavelmente vai abrir por isso pule que não dá nada!"

    E essa ateusada ridicula aplaude isso e defende com unhas e dentes algo que provavelmente é verdade. Daí o nivel intelectual das Dawkinetes.

    Vai vendo...será que pega?

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!