O "neandertal" em cada um de nós

E, voltando ao nosso neandertal, como já havia discorrido anteriormente, essa tentativa de aproximá-lo do Homo sapiens, já vem se desenhando há um bom tempo. Desde que se iniciaram as pesquisas na sociedade Max Planck (Alemanha) foi se revelando periodicamente traços comuns entre ambos os grupos. Selecionei alguns, apenas para dar dimensão à questão. Vejamos:

1. ELES CAÇAVAM TÃO BEM QUANTO O HOMO SAPIENS: “O estudo de uma caverna usada por neandertais e depois por Homo sapiens na França sugere que não havia diferenças na habilidade de caça das espécies” (FOLHA).

2. ELES USARAM COLA PARA FERRAMENTAS: “Uma impressão digital grudenta encontrada em um pedaço de madeira fossilizada iniciou um debate sobre o grau de inteligência dos neandertais. A descoberta dá a entender que eles teriam usado algum tipo de cola para grudar pedras ao cabo de ferramentas de madeira (BBC).

3. ELES VIAJAVAM MUITO: “Um dente de 40 mil anos encontrado na Grécia sugere que os neandertais eram mais móveis do que se imaginava. A composição química do fóssil, estudada por cientistas da Sociedade Max Planck (Alemanha), mostra que o indivíduo passou ao menos parte da sua vida longe de onde morreu" (FOLHA).

4. ELES USAVAM PINTURA CORPORAL E BIJUTERIA: “Uma equipe de pesquisadores disse que encontrou as primeiras evidências convincentes de que o homem de Neandertal pintava o corpo e usava bijuteria há 50 mil anos” (BBC).

5. ELES TINHAM UMA VASTA CABELEIRA RUIVA COMO A JULIA ROBERTS: “A temporada de caça aos genes dos neandertais acaba de produzir um fruto, digamos, fashion: ao que tudo indica, pelo menos alguns desses hominídeos troncudos tinham em comum com Julia Roberts uma vasta cabeleira ruiva. O mais curioso é que, ao contrário do que se especulava, essa característica parece ter surgido de forma independente -- uma espécie de evolução convergente do cabelo avermelhado e da pele muito clara (O GLOBO).

6. ELES CANTAVAM "RAP" E DANÇAVAM: "Os neandertais, "parentes" próximos do homem moderno que desapareceram há cerca de 30 mil anos, tinham a sua própria música e dança, afirmam cientistas da Universidade de Reading, na Inglaterra. Steven Mithen, o autor da teoria, acredita também que os "homens das cavernas" gostariam de um tipo de música hoje parecida com o rap” (BBC).

7. ELES FAZIAM ESCULTURA: “Um objeto feito de pedra lascada que traz formas semelhantes às de um rosto humano pode ser um exemplo de arte feita pelo homem de Neandertal. "Essa descoberta deve finalmente pôr fim à idéia de que os Neandertais não tinham arte. É um objeto de grande importância", disse em entrevista à BBC o especialista em rochas Paul Bahn” (BBC).

8. ELES TINHAM O MESMO GENE DA LINGUAGEM QUE O HOMEM MODERNO: “O homem de Neandertal, antigo parente do ser humano moderno, extinto misteriosamente há pelo menos 30.000 anos, também era dotado do gene-chave necessário para desenvolver a linguagem. A informação é de um estudo europeu publicado nesta quinta-feira (18) nos Estados Unidos” (FOLHA).

9. ELES TINHAM BRAÇOS MALHADOS COMO OS DE POPEYE: “A líder da pesquisa, Maria Mednikova, afirma que os Neandertais caçavam em condições extremas, o que ajudava a fortalecer seus braços. "O método comum para matar animais era o contato direto com a vítima", diz Mednikova. Ao invés de lançar flechas a distância, eles se encontravam frente a frente com a presa (um mamute, por exemplo) e os atingiam com lanças, diretamente na carne do animal.A maior diferença, afirmam os pesquisadores, estava no braço direito, que era bem mais forte que o esquerdo, ao estilo Popeye” (TERRA).

10. E, FINALMENTE, ELES FIZERAM AMOR E TIVERAM FILHOS COM OS HUMANOS: “O professor Chris Stringer, do Museu de História Natural de Londres, disse que "o que realmente nos surpreendeu foram as evidências de que ocorreu algum tipo de cruzamento entre neandertais e humanos modernos" (BBC).

O interesse dos darwinistas pelos fósseis dos neandertais é de tal monta que chegaram inclusive a realizar um parto virtual com tais seres: “O nascimento, claro, não foi documentado ao vivo. Ele foi simulado nos computadores da Universidade de Zurique, na Suíça, com base em reconstituições virtuais de fósseis de um recém-nascido e de uma mulher neandertais” (FOLHA).
Da mesma forma, conseguiram de maneira inédita reconstruir a voz (som) emitido por esses moradores do Vale de Neander: “Um antropólogo criou com um computador um modelo que reconstitui o aparelho vocal do Homem de Neandertal para simular sua voz. O trabalho foi divulgado nesta semana pela revista científica New Scientist” (OUÇA AQUI).
Infelizmente, como num desses crimes passionais tão comuns aqui no Brasil, segundo andaram falando as línguas midiáticas, o malandro sapiens, após aproveitar-se leviana e promiscuamente da inocente Neandertalazinha em seu leito virginal primitivo, levou à cabo o extermínio de sua espécie: “Uma pesquisa da Universidade de Duke, da cidade de Durham, no Estado americano da Carolina do Norte, indica que um homem de Neandertal pode ter sido morto por humanos modernos em um confronto ocorrido há mais de 50 mil anos” (O GLOBO).

É isso!

Um comentário:

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!