Projeto "Jumento Nosso Irmão" ((rs))

Com a justificativa de que do ponto de vista biológico a diferença entre o homem e o chimpanzé é de 1,23% (esse índice costuma variar de 0,5% a 5% dependendo do “freguês”), foi idealizada uma campanha denominada Great Ape Project (no Brasil: “Projeto Grandes Primatas” – GAP), cujo objetivo é a concessão dos direitos humanos aos chimpanzés, bonobos, gorilas e orangotangos, conforme declaração dos ativistas ligado ao movimento:

“Propomos a extensão da concessão de direitos de forma igualitária a todos os grandes primatas: seres humanos, chimpanzés, bonobos, gorilas e orangotangos. Os princípios que norteiam a relação entre os grandes primatas são:

1. O direito a Vida
A vida de todos os grandes primatas deve ser protegida. Seus membros não podem ser mortos exceto em circunstâncias estritamente definidas, como, por exemplo, legítima defesa.

2. A Proteção da Liberdade Individual
Os grandes primatas não podem ser privados arbitrariamente da sua liberdade. Tem o direito de viver em liberdade em seu habitat. Os grandes primatas que já vivem em cativeiro tem o direito de viver com dignidade, em locais espaçosos, conviver com os de sua espécie, formar famílias e serem protegidos da exploração comercial.

3. A Proibição de Tortura
A imposição deliberada de dor intensa, física ou psíquica, a um grande primata, sem motivo ou por um suposto benefício de outros, é considerada uma tortura e é uma ofensa da qual eles devem ser protegidos.”

Fonte:
Site: Projeto Grandes Primatas

Não que eu seja favorável a algum tipo de tortura contra os animais (sou do tipo que desemborca besouros e seus “derivados”), todavia não vejo razões para que os símios sejam considerados mais importantes do que, por exemplo, o jumento.

Muito pelo contrário, quem nasceu no nordeste brasileiro e viveu naquele sertão sabe da importância que o jegue desempenhou em prol do bem-estar e do progresso da região.

É bem verdade que hoje ele praticamente foi substituído pelas motos e bicicletas, porém seria ingratidão esquecer os benefícios que este animal proporcionou ao nosso sofrido povo nordestino.

Diante disso, e em respeito a este nobre quadrúpede, proponho a campanha: Projeto “
Jumento Nosso Irmão”. E para alavancar o projeto, ninguém melhor do que o nosso grande Gonzagão, que muito bem conhecia seu valor:

O Jumento é nosso Irmão

É verdade, meu senhor
Essa estória do sertão
Padre Vieira falou
Que o jumento é nosso irmão

A vida desse animal
Padre Vieira escreveu
Mas na pia batismal
Ninguém sabe o nome seu
Bagre, Bó, Rodó ou Jegue
Baba, Ureche ou Oropeu
Andaluz ou Marca-hora
Breguedé ou Azulão
Alicate de Embau
Inspetor de Quarteirão

Tudo isso, minha gente
É o jumento, nosso irmão

Até pr'anunciar a hora
Seu relincho tem valor
Sertanejo fica alerta
O dandão nuca falhou
Levanta com hora e vamo
O jumento já rinchou
Bom, bom, bom

Ele tem tantas virtudes
Ninguém pode carcular
Conduzindo um ceguinho
Porta em porta a mendigar
O pobre vê, no jubaio
Um irmão pra lhe ajudar
Bom, bom, bom

E na fuga para o Egito
Quando o julgo anunciou
O jegue foi o transporte
Que levou nosso Senhor
Vosmicê fique sabendo
Que o jumento tem valor

Agora, meu patriota
Em nome do meu sertão
Acompanhe o seu vigário
Nessa terna gratidão
Receba nossa homenagem
Ao jumento, nosso irmão

É isso!

Um comentário:

  1. Pra melhorar, hoje no blog meio bit, compararam robôs a seres humanos. Dá uma ida lá, e dá uma conferida. O artigo é do Carlos Cardoso.

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!