A síndrome do pavão

A capacidade de alguns darwinistas em criar estórias é simplesmente de causar inveja ao mais imaginativo autor de ficção!

Uma vez que a Seleção Natural guiou o processo de evolução, acaba-se inventando todo tipo de especulação a fim de não ficarem sem uma resposta. Se se pergunta, por exemplo, sobre quais as vantagens de possuir orelhas, respondem que homens sem orelhas teriam uma capacidade auditiva muito reduzida, de maneira que estariam sujeitos a serem exterminados pelos predadores, ou talvez usem a velha muleta da “raridade do registro fóssil”, que no caso da orelha é muito mais problemático, já que é feita de cartilagem (um tecido que se decompõe facilmente).

A mesma situação, que eu chamaria de síndrome, ocorre no caso da cauda do pavão. Se se pergunta, por exemplo, por que se atrapalharia um animal com uma estrutura desse tipo, a qual o põe a mercê de predadores e ainda torna mais difícil outras funções, lepidamente empurram a seleção sexual como alternativa. Ou seja, se a Seleção Natural é insuficiente como explicação, não tem problema, tem-se a seleção sexual que a tira do sufoco.

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!