"É praticamente impossível detectar uma fraude científica..."


Por mero acaso deparei-me, hoje, com uma página do jornal El País, onde há uma entrevista com Óscar Marín, pesquisador do Instituto de Neurociencias (centro mixto de la Universidad Miguel Hernández de Elche), que havia sido eleito para compor o comitê editorial da revista Science (Borrad of Reviewing Editors).

Tradizir ligeiramente algumas partes, como seguem. Lá pelas tantas, o que para mim não foi nenhuma novidade, declarou Morín: "Hoy es prácticamente imposible detectar un fraude científico".

Pergunta:
Nos últimos tempos algumas fraudes tem superado os limites da qualidade nas revistas mais prestigiosas, e ainda está quente a polêmica acerca do chamado Climagate, a suposta alteração de dados relacionados com a mudança climática. Tornou-se danosa a credibilidade do sistema científico?

Resposta:
O mais importante nesta discussão, que é difícil de transferir para a opinião pública, mas que está muito presente na cultura científica, é que nada em ciência é suficientemente bom até que duas ou três pessoas tenham conseguido reproduzi-lo. O problema é que isso oferece à descoberta uma dimensão de tempo muito maior do que gostaríamos. Da famosa expressão eureka! à realidade, às vezes passam anos. Quando lemos um artigo, seja lá onde for, sabemos que existe uma porcentagem de verdade e uma porcentagem em que os autores se tem confundido, mesmo que nas interpretações, pois os resultados deveriam ser bastante objetivos.

Pergunta:
É um sistema confiável?

Resposta:
A partir desta perspectiva, eu acho que o sistema científico funciona bem, pois o tempo te põe em teu lugar e te leva a discernir quais cousas são corretas e quais não são. A ciência avança desta forma, através da correção de seus próprios erros, de maneira mais ou menos contínua. A parte editorial acho que funciona da melhor maneira que poderia funcionar. Hoje em dia, com as ferramentas de informática de que temos acesso, é praticamente impossível detectar uma fraude em uma publicação científica, é muito, muito complicado.

É isso!

Um comentário:

  1. Detectar fraudes em publicações científicas não é impossível. O caso mais recente, e de cientista famoso apanhado com a mão na cumbuca, é o de Marc Hauser. Vide carta do deão da Harvard University sobre a questão:
    http://harvardmagazine.com/breaking-news/harvard-dean-details-hauser-scientific-misconduct

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!