Neandertais, a novela continua

De todos os seres que compõem a imensa lista dos ancestrais humanos elencados pelos darwinistas, os Neandertais são assim um caso à parte. Nas antigas gravuras, eles eram representados com feições mais próximas às dos macacos; de alguns tempos para cá, porém, seus traços se modernizaram, assemelhando-se cada vez mais a um lorde inglês ou a um gentleman francês. Supondo que esta seja uma tendência, não demora muito e logo os veremos à moda tupiniquim, numa dessas glamorosas novelas da Globo, com Tony Ramos e Glória Pires num adocicado romance ao estilo de José de Alencar.

Bom. Como parte da rotina midiática, na última semana duas notícias sobre os Neandertais vieram complementar esta novela sem fim. A primeira delas afirma que, ao contrário do que se pensava, os Neandertais eram capazes de inovações: "
Até hoje, achava-se que os ornamentos e ferramentas usados pelos Neandertais teriam aparecido graças ao contato com a espécie que os substituiu. Mas Riel-Salvatore afirma que seu artigo, publicado em "Journal of Archaeological Method and Theory", defende outro aspecto. "[O estudo] reage à persistente ideia a respeito dos Neandertais e mostra que eles eram realmente capazes de inovar."

A outra notícia é sobre a misteriosa extinção desses seres não menos misteriosos
. Uma pesquisa recente segere que as mudanças climáticas após repetidas erupções vulcânicas foram a causa da extinção dos Neandertais. A pesquisa comandada por Liubov Vitaliena Golovanova e Vladimir Borisovich Doronichev, do Laboratório de Pré-história em São Petersburgo, Rússia, foi piblicada este mês no periódico Current Anthropology: “Aventamos a hipótese de que o desaparecimento do Neandertal deu-se abruptamente (em uma escala de temo geológico) ... após a mais potente atividade vulcânica registrada no oeste da Eurásia durante o período da história evolutiva do Neandertal... Esta catástrofe não apenas destruiu drasticamente os nichos ecológicos das populações Neandertais, como, também, causou uma despovoação física massiva”, afirmaram os pesquisadores.

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!