O que é "politicamente incorreto"?

Foi noticiado recentemente que um parecer publicado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no Diário Oficial da União, sugeriu que o livro Caçadas de Pedrinho, do escritor Monteiro Lobato, não seja distribuído a alunos e professores, sob a alegação de que apresenta conteúdo racista.

Bom. Não há a dúvidas de que Monteiro Lobato foi um darwinista social, um defensor ardoroso dos ideais de “purificação racial”. Em seu livro “O Presidente Negro” a eugenia de Galton, Spencer, Darwin, Haeckel, entre outros, está mais do que explicitada. Todavia, qual o critério utilizado na seleção dos livros "politicamente incorretos". Por que não incluir também nesta lista a obra “A Origem do Homem e a Seleção Sexual”, de Charles Darwin? O trecho a seguir, por exemplo, não seria uma afirmação racista?

“No futuro, não muito longínquo, se medido em termos de séculos, num determinado ponto as ra­ças humanas civilizadas terão exterminado e substituído qua­se por completo as raças selvagens em todo o mundo. No mes­mo período os símios antropomorfos, conforme tem observa­do o prof. Schaaffhausen, terão sido sem dúvida exter­minados. A fratura entre o homem e os seus mais próximos afins se tornará então ainda mais ampla, visto que será fra­tura entre o homem, num estágio ainda mais civilizado do que aquele caucásico (é o que esperamos nós) e alguns símios in­feriores como o babuíno, ao invés de ser entre o negro ou o australiano e o gorila” (Charles Darwin: “A Origem do Homem e a Seleção Sexual”. Hemus Editora. São Paulo, 1974, p. 187).

Qual a lógica, afinal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!