Igreja Universal, crise de identidade e "fundo do poço"

"O que vem a ser uma crise de identidade? Voltando ao que diz Taylor,

Crise de identidade é uma forma aguda de desorientação que as pessoas costumam exprimir em termos de não saber quem são, mas que pode também ser vista como uma incerteza radical acerca da posição em que se colocam. Falta-lhes uma estrutura ou horizonte em que as coisas possam assumir uma significação estável e algumas possibilidades de vida possam ser julgadas boas ou significativas e outras ruins ou triviais (Taylor, 1997, p. 44).

Como corresponder à complexidade da vida moderna, num momento de crise, que exige que assumamos diferentes identidades, quando essas diferentes identidades podem estar em conflito. Alguns conflitos surgem das tensões entre as expectativas e as normas sociais, conforme afirma Woodward (2000, p. 31). Já Erikson (1968) vai falar do conflito das expectativas do indivíduo e as expectativas da sociedade. Para compreender o que significa crise de identidade, revisemos rapidamente o que vem a ser identidade. Identidade implica saber de onde se está falando, ou vendo, é aquilo que nos permite dizer o que é e o que não é importante para nós.

Encontrar-se consigo mesmo significa viver num mundo onde o sujeito sintase à vontade, habitando esse mundo com um certo domínio da situação. Se isso acontece, podem-se ter diferenças e eventuais conflitos com nossos coetâneos, mas esses conflitos e confrontos não abalam nossa íntima confiança nem nosso valor, segundo ensina Romero (2001, p. 170). Essa parece não ser a realidade das pessoas que chegam na IURD.

Como foi observado e descrito pelos fiéis que foram entrevistados, a Igreja Universal do Reino de Deus é caracterizada como um pronto-socorro espiritual. Ela lida diariamente com o sofrimento das pessoas que vão ali, como relata uma das entrevistadas, buscando alívio para suas dores, buscando uma direção para suas vidas.

Alice diz que estava desesperada, com medo de perder o marido e deprimida. A igreja que freqüentava não conseguia dar as respostas que esperava: “A irmã de lá falou que eu ia perder tudo e não souberam me aconselhar direito”. Alice entrou em pânico e, por isso, diz que a IURD é o último recurso que a pessoa tem. A pessoa já procurou várias formas de solucionar seus problemas, mas seus problemas não são resolvidos – “Lá é o último recurso espiritual que você tem”.

É comum as pessoas chegarem num nível de sofrimento agudo e que parece não terem mais nada a perder. Nilva afirma que “a gente nunca vai por amor, nunca vai. Vai sempre pela dor”.

Nilva disse que sentia que estava fazendo coisas muito erradas, que se prostituía, bebia muito e, quando chegava em casa, não tinha nenhum pudor, era a filha que cuidava dela com o dia já amanhecendo. Quando perguntada como ela pensava que as outras pessoas a viam, ela respondeu que não era notada pelas outras pessoas. Mas o pior foi quando ficou muito doente e já não sabia mas a quem recorrer. Ela conta que se sentiu abandonada, como se não tivesse mais nenhuma saída.

Nilva é representante de uma geração mais velha que não teve oportunidade de estudar nem de usufruir benefícios econômicos do mercado. Não tinha acesso a planos de saúde. Vivia em estado de grande pobreza e tinha quatro filhos pequenos para criar sozinha. A rotina de sua vida a foi conduzindo para o isolamento social, a doença, a tristeza e a vergonha pela vida que levava.

Nesse sentido, compreende-se que a vida cotidiana é orientada por afetos, como sugere Vitale (2002, p. 115). Nosso dia-a-dia nos coloca numa vivência contínua de sentimentos, às vezes contraditórios. Aqui verificamos sentimentos de vergonha e de prazer; processo de inclusão e exclusão. Na vergonha, o temor é justamente o do desprezo.

Em seu depoimento, Lucas relata que toda a sua situação de “rebeldia”, de agressividade, até um certo momento era manifestada como auto-agressividade, mas passou também a quebrar objetos depois de grande bebedeira, sentia-se incontrolável. Quando terminava essa parte, ele se isolava em seu quarto e passava dias sem conversar com ninguém. Sentia-se totalmente sozinho, não tinha com quem contar. Ele diz que realmente estava no fundo do poço.

Esses depoimentos apontam para um sofrimento psíquico muito grande. Nesse processo de crise, para os sujeitos entrevistados, podem existir problemas com a “saúde física”, problemas familiares, problemas financeiros, mas o que conduz a pessoa à IURD é o sofrimento psíquico. Parece não haver mais nenhuma confiança em si mesmo nem nas outras instituições tradicionais, nenhuma esperança, nenhuma referência identitária capaz de dar sentido a suas vidas; junto, vem um grande sentimento de vergonha.

O momento do conflito, da crise, pode ser um momento de crescimento ou de estagnação. O conceito de crise vem sempre associado à idéia de ruptura e mantém uma forte ligação com noção de processo no meio do qual se instaura. A crise promove um movimento que pode ser, entre outros, biológico, social, cultural ou político, produzindo modificação parcial ou total. Instaurando-se dentro de um processo íntegro e em crescimento, a crise será assimilada em alguns de seus setores ou mesmo em sua globalidade. Quando o processo encontra-se em declínio, situação em que a crise não é assimilada, pode haver intensificação ou desintegração (Ferreira, 1998, p. 87)

Acompanhada à crise, vem o sentimento de vergonha associada à culpa. A vergonha pode ser percebida nos três depoimentos aqui apresentados. De acordo com Erikson (1968, p. 110-111), a vergonha pressupõe que uma pessoa está completamente exposta e constrangida. O envergonhar ou provocar vergonha explora o crescente sentimento de ser pequeno.

Na culpa, o mal está dentro de nós e há temor do castigo, pede-se a absolvição. Na vergonha, o olhar do outro faz parte do nosso inferno, afirma Vitale (2002, p. 119). A vergonha de Lucas aparece quando ele se percebe pequeno diante do mundo que o condena, que o exclui do convívio, com aqueles que se consideram superiores e que Lucas os enfrentava com sua agressividade. No entanto, foi sucumbido pelo desprezo e pela indiferença. Lucas busca identificações fortes, aprecia a autoridade dos pastores, o poder de dominação do demônio exercido pelo pastor.

A culpa e a vergonha de Alice estão exatamente na vontade que tinha de ser independente, no uso do autoritarismo e no desprezo pelos papéis sociais convencionais. Ela acredita que se redimiu desses sentimentos tornando-se uma mulher obediente ao marido, submissa.

O sentimento de isolamento, segundo Erikson (1968, p. 136), ocorre por não se consumarem relações íntimas, por elas serem sempre interrompidas, o que pode levar o indivíduo a relações interpessoais puramente estereotipadas, rígidas. O indivíduo tem uma tendência a distanciar-se ou a destruir forças pessoais cuja essência parece perigosa para o indivíduo.

Esse sentimento parece ser retroalimentado no processo de conversão. Isso é observado quando o pastor Cleiton, em um de seus cultos, diz que não se deve confiar em ninguém e que só há salvação para o fiel de Deus.

Um ótimo sentimento de identidade é, segundo Erikson (1968), experimentado como uma sensação de bem-estar psicossocial. É o sentimento de estar em casa, em nosso próprio corpo, um sentimento de saber para onde se vai e uma certeza íntima de reconhecimento antecipado por parte daqueles que realmente são importantes.

A ausência desses sentimentos indicam que está instalado o que Erikson (1968) denomina de desconfiança básica. Essa desconfiança demonstra total deterioração radical da confiança básica e que vai expressar uma severa alienação, caracterizada pelo isolamento do convívio social. Esse comportamento pode ser verificado em dois dos três entrevistados.

A crise do indivíduo está na dificuldade de se sentir pertencendo ao ethos de uma sociedade, de não se sentir incluso, de não assumir, interiorizar a visão de mundo construída a partir dos valores da sociedade. O núcleo de socialização primária, a família, num outro momento a escola, está desorganizado. Apropriando-me do conceito de Geertz (1989) sobre visão de mundo, essas instituições não apresentam uma imagem positiva de aspectos morais e valorativos. A percepção do mundo das pessoas aqui apresentada é de caos33. A crise de identidade do indivíduo pode estar relacionada a uma visão de mundo totalmente diferente daquela esperada pelo grupo no qual ele está inserido. A leitura feita a partir de suas experiências e de suas interações com o ambiente, ou seja, a visão de mundo do indivíduo, não alcança a visão de mundo esperada por este ethos.

A crise de identidade parece estar relacionada com o processo de socialização, que permite ao indivíduo desenvolver a si mesmo e a seu potencial, a aprender e a fazer ajustes, conforme afirma Giddens (2005, p. 42).

Os momentos de crise profunda, de “fundo do poço”, são propícios para se tentar fazer novas configurações da vida. É geralmente nesses momentos que acontece a conversão à Igreja Universal do Reino de Deus. Afinal, ela é vista como pronto-socorro espiritual que está aberta durante todo o dia e até a meia-noite. A Igreja funciona com cinco cultos diários e está sempre à disposição, com seus obreiros e pastores, para prestar atendimento de emergência a todos que ali chegarem. Conforme Mariano,

Ao prometer solução para todos os males terrenos, a igreja funciona como verdadeiro ‘pronto-socorro espiritual’. Sua promessa mais sedutora.. .por ser incongruente com a condição humana é o lema ‘pare de sofrer’. Para dar pronto-atendimento aossofredores e necessitados, a igreja tem de estar sempre aberta, e seus pastores e obreiros, sempre de plantão (Mariano, 1999, p. 59).

A frase comum de todos que chegam à IURD é “eu estava no fundo do poço”. Se a pessoa estava no fundo do poço, não consegue mais elaborar uma síntese de sua vida; é como se todas as energias, volição e dinamismo tivessem se esgotado. Quando o indivíduo chega à IURD, chega então ao pronto-socorro espiritual, ao fim da linha, à situação-limite.
Os pastores e fiéis já assumiram o slogan de pronto-socorro espiritual. O que é o pronto-socorro? É um lugar onde pessoas precisam de socorro numa situação emergencial. Normalmente, não se fica lá por muito tempo. Mas acontece que muitas pessoas chegam a esse pronto-socorro e ficam. Outras vão embora quando se sentem melhor, ou quando não encontram ali respostas para suas queixas.

O pastor Edir Macedo, em depoimento à revista Veja (6/12/1995, apud Bonfatti, 2000), declarou que a situação de sofrimento faz da pessoa uma presa fácil para a conversão religiosa. Diz ele que essa mudança não é difícil de acontecer quando a pessoa está no fundo do poço – quando chega à IURD é porque já está no fim do poço. Como diz Nilva, “ninguém chega aqui por amor, é sempre pela dor”.

Alguns questionamentos são aqui levantados sobre a permanência definitiva dos fiéis nesta Igreja ou se realmente ela deve ser um instrumento do trânsito religioso, uma vez que assume a função de pronto-socorro. Os depoimentos aqui apresentados sugerem as dificuldades desses fiéis num mundo complexo, de muitas ofertas, muitas escolhas, de muitas opções, tanto do mundo sagrado como do profano. As três pessoas entrevistadas apresentam dificuldades psicossociais na relação com o mundo. A IURD se apresenta como aquela instituição que tem um caminho e apenas uma verdade a ser seguido."

---
É isso!

Fonte:
Maria Lúcia Pereira de Oliveira: “Aspectos psicossociais da conversão religiosa. Um estudo de caso na Igreja Universal do Reino de Deus”. (Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensus em Ciências da Religião, Mestrado em Ciências da Religião, como requisito para obtenção do grau de mestra. Orientador: Prof. Dr. Alberto da Silva Moreira). Universidade Católica de Goiás. Goiânia, 2006.

Nota:
O título e a imagem inseridos no texto não se incluem na referida tese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!