Fotos antigas de São Paulo - XXIV


AS PARADAS DE 15 DE NOVEMBRO
Um pouco mais da história de São Paulo, vista a partir de fotografias publicadas ao longo do século XX, como estas que seguem, tiradas por ocasião das comemorações do dua da Proclamação da República.

PARADA DE 15 DE NOVEMBRO - 1919. Desfile da Força Pública na Avenida Tirantes, vendo-se na carruagem o presidente (governador) de São Paulo, Altino Arantes, e o seu secretário de Justiça, Herculano de Freitas

PARADA DE 15 DE NOVEMBRO - 1921. Em cima: chegada de Washington Luis (governador à época) e seu secretário de Justiça, Cardoso Ribeiro, no Prado da Mooca, local da "Parada"; no meio e embaixo: o coronel Quirino Ferreira, comandante geral da Força Pública.

PARADA DE 15 DE NOVEMBRO - 1921. Em cima: manobras do Corpo de Bombeiros; no meio: desfile da Companhia de Metralhadoras; embaixo: outras manobras do Corpo de Bombeiros

PARADA DE 15 DE NOVEMBRO - 1921. Em cima: repuxo formado pelos jatos dos bombeiros, no Prado da Mooca; no meio: Companhia de Marinheiros Nacionais, vindas de Santos; embaixo: desfile de cavalaria.

PARADA DE 15 DE NOVEMBRO - 1921. Em cima: os lanceiros de Cavalaria no Prado da Mooca; no meio: desfile da Infantaria; embaixo: assalto de baioneta.

---
Fonte:
Revista "A Cigarra", edições de 1919 e 1921, disponível digitalmente no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!