Fotos antigas de cidades do Pernambuco - XXXIII

Um pouco da história visual de cidades de Pernambuco, através de fotografias publicadas ao longo do século XX, como as que seguem, publicadas nos remotos anos de 1925 e 1926.

GRAVATÁ (PE) - 1. Palacete do prefeito Rodolfo Moraes; 2. Cadeia Pública; 3. Ponte sobre o Rio Ipojuca, mandado construir por Sergio Loreto; 4. Paço Municipal construído na administração do coronel Joaquim Didier; 5. Vista da cidade a partir do morro do Cruzeiro; 6. Cais de arrimo em construção; 7. Avenida Sergio Loreto, construída sob a administração de Rodolpho Moraes; 8. Grupo Escolar Paz e Trabalho, construído sob mando de Sergio Loreto, localozado na Praça 18 (?) de outubro, outrora chamada Rua da Alegria (ano: 1925)

LIMOEIRO (PE) - 1. Vista geral da cidade, vendo-se o rio Capibaribe, o Paço Municipal, o açougue e o mercado público; 2. Paço Municipal durante retorno da Europa do senador Severino Pinheiro, chefe local; 3. Imagem da cheia do Capibaribe em 1924, destacando-se a ponte de cimento armado que ligava a cidade ao seu interior; 4. Prefeito e seus funcionários na Prefeitura; 5. Vista da Estação Great Western, no dia da chegada do Santa Cruz Foot Ball Club, que havia disputado um amistoso com o Colombo Sport Club (ano de publicação das fotos: 1925)

SÃO LOUREÇO DA MATA (PE) - 1. Paço municipal, onde estavam instalados: Prefeitura, Concelho Municipal, Juri e Posto de Profilaxia Rural; 2. Praça Sergio Loreto quando recebia novo calçamento; 3. Trecho da avenida Dr. Francisco Correa; 4. vista geral da cidade; 5. Trecho da Avenida Dr. Francisco Correa, vendo-se o cinema, o mercado etc.; 6. Matadouro Municipal; 7. Escola Municipal em construção; 8. Mercado público (ano: 1925)

GURJAÚ (PE) - Inauguração de 2ª Linha Adutora da cidade, na qual estive presente o governador Sérgio Loreto, em 1926

PESQUEIRA (PE) - 1. A chagada de excursionistas à cidade; 2. Grupo Escolar Virginia Loreto, quando em sua inauguração; 3. Recepção do governador na Vila de rio Branco; 4. Grupo Escolar Loreto Filho, quando inaugurado; 5. O chefe de Estado em partida no vagão de luxo (ano: 1925)

---
Fonte:
Revista de Pernambuco, edições de 1925 e 1926, disponível digitalmente no site: Domínio Público

4 comentários:

  1. Dona Iba, adorei as fotos de Limoeiro-PE, a senhora teria elas em tamanho maior? possuo um arcevo pessoal o qual posso lhe repassar em troca das suas! Um Abraço!

    Diego Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria "Dono Iba".... Sou muito macho ((rs))

      Talvez tenha, vou dar uma olhada, se achar lhe retorno avisando...
      Mas se quiser compartilhar suas fotos e vê-las publicadas em nosso blog, será um enorme prazer... É só contactar: iba@ibamendes.com
      Um abraço!

      Excluir
    2. Perdão Senhor, e vou lhe compartinhar as fotos com muito prazer! e espero receber também a fotos de Minha Cidade LImoeiro/PE que o senhor tem em tamanho maior para que eu as possa encorporar em meu acervo!

      Um Abraço e Perdão Mais uma vez!

      Excluir
  2. QUE MARAVILHA. FIQUEI TÃO EMOCIONADA COM AS FOTOS DE GRAVATÁ QUE ATÉ CHOREI!
    BONITO TRABALHO!

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!