Biotônico Fontoura: anúncios antigos - II

Com o lema “ferro para o sangue e fósforo para os músculos e nervos” o famoso Biotônico Fontoura tornou-se num dos medicamentos mais populares do Brasil durante décadas.
A fórmula foi criada pelo farmacêutico Cândido Fontoura, em 1910, na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo.  Um dos grandes impulsos para alta vendagem e popularidade do remédio deveu-se à participação do escritor Monteiro Lobato, que criou o personagem Jeca Tatu, um caipira desnutrido que se revigorava tomando o Biotônico Fontoura. Os anúncios a seguir são parte dessa história e compõe o longo percurso desse “poderoso” fortificante. 
 Nesse anúncio, de 1923, faz-se uso de uma tabela demonstrativa dos resultados obtidos com o uso do Biotônico Fontoura, como o aumento de peso em mais de 5 quilos. 
 Nesse anúncio, de 1923,  o Biotônico é apresentado como eficaz contra as seguintes debilidades humanas, entre outras:  para aumentar o peso, abrir apetite, aumento dos glóbulos sanguíneos, problemas nervosos, debilidade sexual
 Neste anúncio, de 1923, observa-se a utilização de depoimentos de médicos atestando a eficácia do Biotônico Fontoura para o organismo humano. Dentre os depoimentos, lê-se este, do Dr. Rocha Vaz, da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro: “Tenho empregado constantemente em minha clínica o BIOTÔNICO FONTOURA e tal tem sido o resultado que não me passo mais furtar a obrigação de o receitar”.
 Anúncio de 1923, que exalta as "virtudes" do Biotônico Fontoura, apresentado como o grande combatente das fraquezas e das debilidades humanas.
Anúncio de 1919, no qual o Biotônico Fontoura é apresentado como "o  mais completo fortificante"
---

Fonte:

1. Revista "O malho", edições de 1923, disponível digitalmente no site da Biblioteca Nacional Digital do Brasil
2. Revista "A Cigarra", edição de 1919, disponível digitalmente no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!