Fotos antigas de Ponta Grossa dos Fidalgos (Rio de Janeiro)

Um pouco mais da história visual da histórica comunidade Ponta Grossa dos Fidalgos, no Rio de Janeiro, através de fotografias extraídas da belíssima tese de Thais Nascimento Cordeiro, intitulada: "A festa de São Pedro em Ponta Grossa dos Fidalgos: apontamentos etnográficos sobre a celebração do Santo Pescador"


Ponta Grossa dos Fidalgos: Construção de barro e taipa com telhados de tábua em Ponta Grossa dos Fidalgos na década de 40 (Foto: Luiz de Castro Faria. In: Thais Nascimento Cordeiro) 

Ponta Grossa dos Fidalgos: Zé Lisboa, um um antigo pescador (Foto: Carlos Valpassos - 2002. In: Thais Nascimento Cordeiro) 
Ponta Grossa dos Fidalgos: Ponta Grossa dos Fidalgos e as margens da Lagoa Feia dos anos 40 (Foto: Carlos Valpassos - 2002. In: Thais Nascimento Cordeiro)
Ponta Grossa dos Fidalgos: Barraquinhas no Porto da Beirada e barcos enfeitados para a procissão da festa de São Pedro de 2002 (Foto: José Colaço, In: Thais Nascimento Cordeiro) 

Ponta Grossa dos Fidalgos: Procissão de barcos em 2006 (Foto: José Colaço, In: Thais Nascimento Cordeiro)
Ponta Grossa dos Fidalgos:   Casas de pau-a-pique  dos Fidalgos de meados do século XX ( Foto: Luiz de Castro Faria – Entre 1939 e 1941. In: Thais Nascimento Cordeiro, 2009) 


---
Fonte:
Thais Nascimento Cordeiro: "A festa de São Pedro em Ponta Grossa dos Fidalgos: apontamentos etnográficos sobre a celebração do Santo Pescador". Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2009

3 comentários:

  1. Muito bom. Lindas fotos. Obrigado aos idealizadores desta pesquisa. Moro em ponta grossa. Andre

    ResponderExcluir
  2. Passei minha infância em Ponta Grossa, neto de dona nenzinha , Doralina Fernandes dos Santos.

    ResponderExcluir
  3. https://pontagrossadosfidalgos.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!