Veja também:Pérolas de Darwin: o pescoço da girafa
"A distinção importante entre transmissão e desenvolvimento se gravará melhor em nossa mente com a ajuda da hipótese da pangênese. Segundo esta hipótese, toda unidade ou célula do corpo emite gêmulas ou átomos subdesenvolvidos que se transmitem à prole de ambos os sexos e se multiplicam por autodivisão. Esses átomos podem permanecer subdesenvolvidos durante os primeiros anos de vida ou durante sucessivas gerações e o seu desenvolvimento em unidades ou células, semelhantes àquelas das quais derivam, depende da sua afinidade e união com outras unidades ou células anteriormente desenvolvidas na devida ordem de crescimento."
Charles Darwin, em "A Origem do Homem e a Seleção Sexual."
Charles Darwin, em "A Origem do Homem e a Seleção Sexual."
O que você chama de pérolas de Darwin foram tentativas teóricas de entender como as informações eram passadas de geração a geração.Lembre-se que ele viveu no século XIX, quando a genética ainda estava enclausurada em um mosteiro junto a Gregor Mendel.Mesmo assim, Darwin mostrava a intuição de que as unidades de informação hereditária estavam contidas em cada célula do nosso corpo ( como provado com a descoberta do DNA no núcleo das células somáticas)!Se ele usou as palavras átomos (partículas) ou gêmulas (brotos) realmente importa? Situe Darwin na Inglaterra Vitoriana para não passar vergonha.
ResponderExcluirAinda bem que o cara ae disse "tentativas teóricas", hehehe! Até os escolásticos eram mais sensatos que Darwin.
ResponderExcluir