Extremismo: os dois lados da moeda

É comum culpar-se a religião em consequencia de atos extremistas cometidos por religiosos fundamentalistas. Episódios deste viés normalmente são tomados pelos inimigos da religião como "uma prova" do efeitos maléficos da crença, como se tais acontecimentos fossem exclusividade da religião. A verdade, porém, é que atos extremistas existem independentemente da crença professada ou da descrença assumida. Faz parte da natureza desumana!


Jesse Kilgore e Pekka-Eric Auvinen

Há algum tempo, por exemplo, na Finlândia, um estudante chamado Pekka-Eric Auvinen, assassinou oito pessoas numa escola: "Na ficha do autor, o jovem se define como um "existencialista cínico, um humanista anti-humano, um darwinista social anti-social, um idealista realista e um ateu endeusado." E, mais recentemente, outro jovem, Jesse Kilgore, suicidou-se após ter sido desafiado a ler o livro de Dawkins, "Deus, um Delírio". Ou seja: a "moeda" sempre tem dois lados:
The Story of Jesse Kilgore and the Consequences of Teaching One Side of Evolution Anika Smith

This episode of ID the Future tells the story of Jesse Kilgore, a college student whose loss of faith and subsequent suicide has been linked to his biology class and Richard Dawkins' The God Delusion. After his professor challenged him to read the anti-theistic book and rule out the possibility of God’s existence in light of the evidence for evolution, Jesse experienced a crisis of faith. Now his father is arguing for academic freedom for intelligent design and critiques of Darwin’s theory. Listen in as he and others explain how Jesse was affected by reading this book. É isso!

2 comentários:

  1. Email, pauloluiz41@hotmail.com

    Os dois lados da moeda.

    Em toda polêmica, temos que avaliar os dois lados da questão, quando a mesma for exposta a nossa apreciação. Quando duas pessoas discutem um assunto nós temos que ouvir os dois lados para podermos avaliar e julgar com acerto, isso é um ato de justiça.
    Este procedimento também deve ser seguido quando se tratar de crença religiosa. Quando crianças nossos pais nos ensinam a acreditar naquilo que eles acreditam, mas quando tornamos adultos, temos a obrigação de ampliar nossos conhecimentos temos o dever de ouvir os dois lados e saber dos argumentos de quem não acredita em religião e os argumentos de quem acredita, após analisar os dois lados podemos tirar nossa própria conclusão, mas se ouvirmos somente o lado de quem acredita em religião, poderemos estar cometendo um erro de avaliação, somente ouvindo os dois lados poderemos estar fazendo justiça na sua plenitude.
    A maioria das pessoas religiosas não contesta nada, mesmo sentindo que há incoerências nas explicações religiosas, por que não contestam? Porque as mesmas têm medo de estarem blasfemando e com isso ofendendo o criador. Sendo assim muitos religiosos continuam a crer e a freqüentar templos, mas no intimo não estão tão convictos de sua fé, mas escondem suas duvidas para não se esporem ao suposto castigo de Deus.
    Não precisamos ter nenhum medo de expor nossos pensamentos sinceros, pois se Deus existir realmente, naturalmente ele nos julgará pela nossa sinceridade e não pela falsidade de esconder nossas dúvidas.
    Sei perfeitamente, pessoas já enraizadas na crença religiosa jamais irão mudar, pois os mesmos tem medo do castigo de sofrer no inferno por toda eternidade, inferno este que é uma figura folclórica, a qual foi criada para amedrontar e manter as pessoas dominadas pelas religiões. Os destemidos que quiserem tirar duvidas e ouvir o outro lado da questão, leia os textos de um pensador e pesquisador americano do século dezenove, o nome dele é Robert Green Ingersol. Basta digitar o nome dele no Google.

    Paulo Luiz Mendonça.

    ResponderExcluir
  2. Não precisamos ter nenhum medo de expor nossos pensamentos sinceros, pois se Deus existir realmente, naturalmente ele nos julgará pela nossa sinceridade e não pela falsidade de esconder nossas dúvidas.

    Só posso concordar plenamente com você!

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!