A Igreja Universal como instituição empresarial

"Com reuniões diárias, pastores exclusivamente dedicados e divulgação intensa das correntes que trazem a solução para todos os problemas, a Igreja Universal tem crescido em uma proporção maior que as demais religiões instituídas no país. Isso revela que apesar de ser questionada muitas vezes pelos seus métodos, a igreja é muito bem sucedida no intuito de levar a sua mensagem.

Esse forte crescimento é percebido pela sociedade de modo geral. Depois de vários embates com a justiça e outros meios de comunicação, a igreja conseguiu estabelecer seu espaço na sociedade. O jornal Folha de São Paulo, em 2004, divulgou uma pesquisa do Datafolha sobre o poder e prestígio de doze instituições e a IURD teve a maior variação positiva entre elas. A comparação foi entre os anos de 1995 e 2003 e os entrevistados que atribuíam alto prestígio à igreja subiu de 29% para 46%, já os que acharam que a IURD tem muito poder passou de 39% para 49%. Ainda na matéria, os jornalistas Carrielo e Marreiro (2004, p. A-4) ressaltam que

Para o antropólogo Otávio Velho, especialista na relação entre religião e política, a igreja colhe os frutos de ter vingado segundo os parâmetros de sua própria ideologia, que seriam em grande medida os valores da sociedade atual. ‘A Igreja Universal, nesses últimos anos, conseguiu sair do gueto de ser identificada apenas como uma igreja dos despossuídos, dos pobres. Hoje, ela alcança um espectro socioeconômico mais amplo, alcança também a classe média. Isso lhe deu visibilidade e quase que uma dignidade maior, numa sociedade em que o respeito fica bastante associado ao sucesso’, afirma o professor titular da UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro]. ‘Essa ideologia do sucesso, da prosperidade, que é uma ideologia da própria Universal, ficou associada à presença na igreja de empresários e à presença forte dela na mídia’, ele diz.

O aumento da percepção da presença influente da Igreja Universal na sociedade é também reflexo do crescimento de sua estrutura em si. Afinal são cerca de 15 mil pastores e 100 mil obreiros nos mais de 5 mil templos próprios e outros milhares alugados em noventa países. Alguns templos construídos recentemente são verdadeiras maravilhas arquitetônicas de mármore e granito. O templo de Belo Horizonte é um dos vários exemplos, inaugurado em 2004, tem lugar para cinco mil fiéis, estacionamento para carros e ônibus, heliponto, hotel para bispos e pastores, berçário e loja de produtos da igreja.

Para divulgar suas reuniões, a IURD estruturou uma imensa rede de comunicação. A partir da compra da Rádio Copacabana AM em 1984, foram adquiridas também 62 rádios nesses vinte anos e arrendaram outras dezenas para formar a Rede Aleluia, que abrange as principais cidades brasileiras.

Mas é na área televisiva suas maiores ambições e investimentos. A aquisição da Rede Record em 1989, comprada do grupo Sílvio Santos, é hoje avaliada em quarenta vezes mais em relação aos 45 milhões pagos na época e disputa acirradamente o espaço de segunda maior rede de televisão brasileira em audiência, com a pretensão declarada de ser a mais importante emissora do país.

Se a ousadia do bispo Macedo impressiona, os resultados para atingir esse objetivo também não ficam por menos. Segundo Caparelli (2004), até 1993, a Rede Record se restringia ao Estado de São Paulo, algumas regiões do Rio de Janeiro, às áreas metropolitanas de Belo Horizonte e Manaus. Mesmo antes de 2000, seus sinais já atingiam cerca de 90% do território nacional, mesmo nível de cobertura do SBT. Por conta de sua programação claramente comercial é importante ressaltar que o objetivo principal da Record hoje não é unicamente o tele-evangelismo, mas afirmar sua influência nos meios de comunicação, na política e por fim, na sociedade como um todo.

Se não bastasse todo esse investimento da Igreja Universal na Rede Record, ela também adquiriu a Rede Mulher em 1998, e criou a Rede Família, com mais espaço para programações religiosas e uma resposta à reação da Igreja Católica, que implantou a Rede Vida com o slogan “o canal da família”, deixando explícito em ambos os casos o públicoalvo das duas igrejas, a família. Outras emissoras também freqüentemente comercializam horários da sua grade de programação para a IURD, como a Band e a Gazeta. Edward (2005) revela que a ênfase dos investimentos na televisão também ocorre no exterior, como a compra em 2004 de um canal de televisão voltado para a comunidade hispânica nos Estados Unidos, na cidade de Atlanta (Geórgia) e pela aquisição de horários em alguns canais, entre eles o canal Telemundo de Nova York, também dirigido aos latinos. O maior suporte, no entanto, na IURD em seus mais de noventa países, é a presença da Rede Record Internacional, através da cobertura em grande parte do mundo através de TV por assinatura via satélite.

Os demais meios de comunicação também não são deixados de lado nos planos da Igreja Universal, como a Line Records, uma das maiores gravadoras evangélicas do Brasil com mais de cinco milhões de cds vendidos pelos seus artistas. A Editora Gráfica Universal Produções (Unipro) imprime o jornal semanal da igreja; a Folha Universal, que tem uma tiragem de um milhão e quinhentos mil jornais; produz mensalmente duzentas mil cópias da Revista Plenitude e edita livros evangélicos dos membros da igreja, principalmente do bispo Macedo, que possui trinta e quatro 34 títulos publicados. O livro “Orixás, Caboclos e Guias; deuses ou demônios?”, de 1990, é o seu best-seller com três milhões de exemplares vendidos. A IURD também possui um portal na internet, o www.arcauniversal.com.br. Pela Ediminas, publica um dos maiores jornais de Minas Gerais, o “
Hoje em Dia”.

Além da mídia, os negócios do bispo Macedo se diversificam nas mais distintas áreas. Na atividade imobiliária, a IURD tem a Unimetro, responsável por incorporação de imóveis. Uma empresa de plano de saúde, a Life Empresarial Saúde Evangélica. A Cremo Empreendimentos presta serviços administrativos a empresas, pessoas e entidades. Na área financeira, a igreja tem a Credinvest Facility e a Uni-Factoring Comercial. Para cuidar da movimentação financeira internacional, a IURD conta com a Cableinvest e a Investholding. Há também uma agência de turismo, a New Tur, que tem vôos para Israel em pacotes turísticos voltados para os fiéis. Desde 1991, a igreja também adquiriu o Banco de Crédito Metropolitano. Para administrar todas as empresas do grupo, menos os templos, foi criada a holding LM.

Por outro lado, a IURD também promove trabalhos de assistência social. A mais importante instituição é a ABC (Associação Beneficente Cristã), que realiza cursos de alfabetização e profissionalizantes, além de distribuir alimentos e roupas a pessoas necessitadas. O projeto Fazenda Canaã é um trabalho especial da igreja na Bahia. A iniciativa partiu do sobrinho de Macedo, o também bispo Marcelo Crivella. Como cantor, Crivella gravou um cd pela Sony e com dinheiro do contrato, mais o percentual da venda, a igreja adquiriu uma fazenda e contratou técnicos israelenses a fim de implantar no sertão nordestino o sistema dos kibutz de Israel. O projeto foi orçado em três milhões de reais e consistiu na instalação de uma comunidade autônoma voltada para produção rural. O suporte tecnológico também é oferecido para os agricultores vizinhos. As crianças e adolescentes têm escolas, tratamento médico e treinamento para mão-de-obra.

Todos esses empreendimentos justificam-se pela dimensão da igreja. Quanto mais cresce o número de fiéis e suas contribuições, maiores são os investimentos do bispo Macedo em vários setores estratégicos empresariais. Por se tratar de uma instituição que é tida como prestadora de serviços religiosos e sociais pelo governo, a arrecadação financeira da igreja é isenta de impostos.

Como última conquista na área política, a Igreja Universal criou o Partido Municipalista Renovador (PMR), obteve a filiação de políticos vinculados à igreja, como o senador do Rio de Janeiro Marcelo Crivella e outros de destaque como o vice-presidente da República José Alencar. Na convenção nacional do partido em outubro de 2005, a sigla foi mudada para PRB, Partido Republicano Brasileiro. De acordo com a sua liderança, eleger os próprios pastores para cargos políticos, protegeria o avanço da igreja contra interesses contrários de eventuais opositores. De modo geral, afirmam também que o grupo de empresas da IURD é um suporte necessário para a igreja se expandir e cumprir seus ideais religiosos."

---
É isso!

Fonte:
Leandro Eduardo Wick Gomes: “A religião na TV: a comunicação da Igreja Universal do Reino de Deus na Rede Record”. (Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Área de Concentração em Comunicação Midiática, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP/Campus de Bauru, como requisito à obtenção do título de Mestre em Comunicação, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Sílvia Lopes Davi Médola”). Universidade Estadual Paulista. Bauru, 2006.

Nota:

A imagem inserida no texto não se inclui na referida tese.

2 comentários:

  1. acho q a igreja faz td isso para ajudar as pessoas pois nao a outra entidade q se dispoem a ajudar tanto as pessoas,pois muitos so olham para o dinheiro mas se eles nao pedirem ofertas como vao poder ajudar outra pessoas?criticar apontar o dedo é facil muito facil.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkk ajuda sim a levar seu carro sua casa e todo dinheiro da sua conta fogueira santa que de santa não tem nada

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!