Darwin e os fueguinos

"Os fueguinos encontram-se no mais miserável estado de barbarie, maior do que eu havia imaginado que veria num ser humano".

"É impossível imaginar a diferença que existe entre o homem selvagem e o homem civilizado; é muito maior do que se observa entre um animal silvestre e outro domesticado, pelo que o homem é suscetível de um maior aperfeiçoamento".

"A linguagem destes fueguinos, conforme nossa maneira de pensar, apenas merece ser considerado algo articulado. O capitão Cook a tem comparado ao pigarro como quando alguém faz cócegas, porém posso garantir que nunca ouvir europeu algum que limparia a garganta com sons tão roucos, tão guturais e tão estalados" ("Viagem de um naturalista ao redor do mundo").
---
"Jamais esquecerei o espanto que tive quando pela primeira vez vi uma reunião de fueguinos numa praia selvagem e impérvia, diante da ideia que logo me veio à mente — assim eram os nossos antepassados. Esses homens estavam completamente pelados e tinham o corpo pintado, com os longos cabelos emaranhados, as bocas espumavam de excitação e tinham uma expressão selvagem, apavorada e cheia de suspeita. Malmente tinham alguma arte e viviam como animais selvagens daquilo que conseguiam capturar e eram impiedosos com o que não fosse da sua tribo. Quem tiver visto um selvagem em sua terra nativa não sentirá muita vergonha se for constrangido a reconhecer que em suas veias corre o sangue das mais humildes criaturas. Quanto a mim, quisera antes ter descendido daquela pequena e heróica macaquinha que desafiou o seu terrível inimigo para salvar a vida do próprio guarda; ou daquele velho babuíno que, des cendo da montanha, levou embora triunfante um companheiro seu jovem, livrando-o de uma matilha de cães estupefatos, ao invés de descender de um selvagem que sente prazer em tor turar os inimigos, que encara as mulheres corno escravas, que não conhece o pudor e que é atormentado por enormes superstições"("A Origem do Homem". Hemus Editora, p. 711).

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!