O grande "insight" de Darwin

"Já então convencido de que a evolução ocorrera, Darwin procurou uma teoria que explicasse seu mecanismo. Depois de muitas especulações preliminares e de algumas hipóteses malsucedidas, teve um insight enquanto lia, por distração, um tra­balho aparentemente não relacionado com o assunto. Em sua auto­biografia, Darwin escreveu:
“Em outubro de 1838... estava lendo, para me distrair, o Essay on Population de Malthus e, estando já bem preparado para compreender a luta pela existência travada em toda parte atra­vés de uma observação contínua dos hábitos de animais e plantas, ocorreu-me de súbito que, sob tais circunstâncias, as variações favoráveis tenderiam a ser preservadas, enquanto as desfavoráveis seriam destruídas. O resultado disso seria a formação de novas espécies”.

H
á muito Darwin já tinha percebido a importância da seleção ar­tificial praticada por criadores. Mas só depois que a visão de luta e su­perpopulação de Malthus catalisou seus pensamentos é que pôde identificar um agente para a seleção natural. Se todas as criaturas produziram mais descendência do que aquela capaz de sobreviver, então a seleção natural teria dirigido a evolução sob o simples pressuposto de que os sobreviventes, em média, estão melhor adaptados às condi­ções de vida dominantes" (p. 11, 12).

É isso!

Fonte:
Stephen Jay Gould: "Darwin e os Grandes Enigmas da Vida". Martins Fontes. São Paulo, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!