A "criação desinteligente" da Wikipédia

O verbete Design Inteligente é um caso interessante entre os textos da enciclopédia online Wikipédia. Por ser tão alterado e adulterado, colocaram por lá um alerta: “Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.”

Alerta à parte, u
ma rápida lida no texto já é suficiente para atestar que imparcialidade é pouca cousa para tanta falta de bom senso. Lá pelas tantas, um editor anônimo, obviamente darwinista, escreveu:
Seus principais defensores, todos eles associados ao Discovery Institute, baseado nos Estados Unidos, acreditam que o criador é o Deus do cristianismo.” Na mente ingênua ou tendenciosa de quem editou o texto, a Teoria do Desenho Inteligente é uma espécie de “clube”, no qual só entra cristãos com a Bíblia embaixo do braço. Ora, é sabido que há agnósticos e até ateus os quais a seu modo defendem tais conceitos. Na realidade, os “engomadinhos de Darwin” da Wikipédia tem tanto interesse em ligar os tedeístas à religião que até conceberam um novo nome para a teoria: “Criação Inteligente”: “Defensores da criação inteligente alegam que ela seja uma teoria científica, e buscam fundamentalmente redefinir a ciência para que a mesma aceite explicações sobrenaturais.” O termo “criação”, aqui, é uma alusão mais que óbvia ao criacionismo bíblico. Pura desonestidade, afinal em nenhum momento a Teoria do Desenho Inteligente deseja que a ciência aceite “explicações sobrenaturais”. Em seu prestigiado livro “A Caixa Preta de Darwin”, Michael Behe discorre exatamente sobre esta questão. Mui provavelmente o anônimo wikipediano sequer teve a pachorra de consultar uma das principais referências à teoria que critica:
"Parece-me, porém, que o medo de que o sobrenatural apareça de repente em todos os lugares na ciência é muito exagerado. Se minha aluna de pós-graduação en­trasse em meu gabinete e disesse que o anjo da morte acabou com sua cultura bacteriana, eu não teria nenhuma inclinação a acreditar nela. É im­provável que o Journal of Biological Chemistry inicie uma nova seção sobre o controle espiritual da atividade enzimática. A ciência aprendeu no último meio século que o universo funciona com grande regularidade na maioria das vezes, e que leis simples e comportamento previsível explicam a maioria dos fenómenos naturais" (Zahar Editor, p.242).

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!