As teorias racistas de Cesare Lombroso

Quando se fala de Charles Darwin e da Teoria da Evolução, um dos assuntos que mais suscitam discussões diz respeito às extrapolações do darwinismo para a esfera social: as idéias do naturalista inglês influenciaram ou não no estabelecimento de ideologias racistas, como a eugenia, por exemplo?

Um pretexto corriqueiramente utilizado por alguns darwinistas quando na defesa do autor de “A Origem do Homem e a Seleção Sexual” diz que, assim como não se pode culpar
Santos Dumont pelo uso do avião nas guerras, da mesma forma não se pode atribuir culpa a Darwin pelo “mau uso” da Teoria da Evolução.

Todavia, não vejo a questão com tamanha simplicidade; ademais, neste tipo de argumento sempre está imbuído a visão e os interesses daquele que a defende. Há uma enorme diferença em se definir
Francisco Solano Lopes aqui no Brasil e lá no Paraguay. Metaforicamente é mais ou menos como aquela velha história do vencido e do vencedor. Sim, do mesmo modo que não se pode culpar Marx pelas atrocidades cometidas por Stalin, da mesma forma não se pode condenar Darwin pela prática da eugenia. No entanto, o que deve ser enfatizado aqui não são “armas” mas as “munições” que as tornam aptas para matar ou destruir. Neste aspecto o buraco é mais embaixo.

E em meio a toda esta discussão, um nome que desponta para tornar a questão ainda mais acalorada refere-se ao médico italiano Cesare Lombroso (1835-1909), que também fez uso na sua Antropologia, ao seu próprio modo, dos pressupostos naturalistas arraigados na Teoria da Evolução como fora inicialmente concebida, ou seja, a evolução como progresso.

O método empregado por Lombroso para descobrir e até mesmo sentenciar um suposto criminoso pode ser resumido da seguinte forma:

1. Uso da Teoria da Evolução no seu sentido linear, ou seja, a evolução como progresso. O homem vai se modificando física, intelectual e socialmente ao longo das eras.
2. Associação entre delinqüência e a loucura: “para se combater a delinqüência faz-se necessário estudar o delinqüente”.
3. Estudos com supostos delinqüentes prisioneiros.
4. Craneometria. Comparação de crânios de supostos delinqüentes com animais considerados inferiores.
5. Influência do grande baluarte da Teoria da Evolução na Alemanha, o cientista Ernst Haeckel, com seu lema “a ontogenia recapitula a filogenia”.
6. Uso da embriologia, com a qual se estudava os “estágios inferiores” pelos quais havia passado o homem.
7. Busca por traços atávicos no suposto delinquente, traços esses que correspondessem a estágios primitivos da evolução humana.
8. Conclusões baseadas em formatos e anormalidades cranianas.
9. O conceito de transmissão hereditária da delinqüência.
10. Utilização da Seleção Natural a fim de se explicar as características dos supostos criminosos. Por exemplo, nas primeiras sociedades uma característica comum era o desejo de matar.
11. A delinqüência como uma característica nata da pessoa.
12. Relação entre infantilidade/imaturidade/delinqüência.

As imagens, a seguir, do Museo Cesare Lombroso (Itália) estão todas relacionadas com os trabalhos criminológicos de Lombroso: fotografias com supostos criminosos, seus objetos e crânios:

Fonte das imagens
:
Thenautilus





É isso!

5 comentários:

  1. Não entendi qual o "racismo" nas teorias de Lombroso. Todos os criminosos que Lombroso estudou eram brancos europeus. Racismo por que? Bandido é raça?
    Aliás, sem essa de "supostos criminosos": as máscaras de cera reproduziam a face de criminosos condenados na prisão e foram doadas a Lombroso em 1906. fonte: https://farm4.staticflickr.com/3951/15404388340_45676b9d0f_b.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos." Wiki

      Abraços...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Teoria rascista taxativa sem sombra de dúvidas...

    ResponderExcluir
  4. Não vi racismo. Geraçãozinha flocos de neve... Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!