Darwin nos vestibulares - III

Quem realmente está disposto a entrar numa boa universidade aqui no Brasil, necessariamente terá que passar pelo martírio do vestibular. Na Universidade de São Paulo (onde tive o prazer de estudar), todo ano mais de 100 mil alunos batalham por cerca de 10 mil vagas. Em alguns dos cursos a concorrência chega a ser até "darwiniana". Os "mais aptos", ou seja, aqueles que desde a infância só estudaram e que sempre freqüentaram escolas particulares, certamente estarão em vantagem nesta eterna "luta pela sobrevivência" no mercado.

As questões a seguir, todas relacionadas à Teoria da Evolução, são alguns exemplos daquilo que costuma aparecer nas provas de Biologia sobre o assunto. Portanto, se voce vai prestar vestibular, lembre-se de que "Darwin cai na prova".

QUESTÃO 1 (UNEB):
"A formação de um novo órgão no corpo é o resultado de uma nova necessidade." Nesta afirmação, está implícita a teoria proposta por:
a) Darwin
b) Oparin
c) Mendel
d) Pasteur
e) Lamarck

QUESTÃO 2 (MACK):
As teorias da transmissão hereditária dos caracteres adquiridos e da seleção natural foram propostas, respectivamente por:
a) Darwin e Lamarck
b) Lamarck e Darwin
c) Darwin e Weismann
d) Weismann e Darwin
e) Lamarck e Mendel

QUESTÃO 3 (PUC-RJ):
Lamarck (1744-1829) foi um dos únicos a propor, antes de Darwin, uma hipótese bem elaborada para explicar a evolução. Analise as três afirmações abaixo, verificando a(s) que poderia(m) ser atribuida(s) a Lamarck:
I. A falta de uso de um órgão provoca a sua atrofia e, conseqúentemente, o seu desaparecimento;
II. Na luta pela vida, os jovens menos adaptados são eliminados, perpetuando-se os mais fortes;
III. Os caracteres adquiridos podem ser transmitidos de uma geração a outra;
Marque a opção correta:
a) somente I - b) somente II - c) somente III - d) somente I e II - e) somente I e III

QUESTÃO 4 (OSEC):
"Seus ancestrais eram animais de quatro patas como os demais répteis. Uma necessidade surgiu e esses animais passaram a se mover deslizando pelo solo e esticando o corpo para atravessar passagens estreitas. Nessas condições as patas deixaram de ter utilidade e passaram até a prejudicar o deslizamento. As patas, pela falta de uso, foram se atrofiando e, após um longo tempo, desapareceram por completo". Este texto exemplifica a teoria denominada:
a) seleção natural
b) morganismo
c) darwinismo
d) lamarckismo
e) fixismo

QUESTÃO 5 (UFRS):
As afirmativas abaixo estão baseadas em teorias evolutivas:
I. As características adquiridas ao longo da vida de um organismo são transmitidas aos seus descendentes;
II. Uma ginasta que desenvolveu músculos fortes, através de intensos exercícios, terá filhos com a musculatura bem desenvolvida;
III. 0 ambiente seleciona a variabilidade existente em uma população;
IV Em uma ninhada de cães, o animal mais bem adaptado às condições de vida existentes sobreviverá por mais tempo e, portanto, terá oportunidade de gerar um número maior de cãezinhos semelhantes a ele.
A alternativa que contém, respectivamente, idéias de Lamarck e de Darwvin é:
a) I e II. - b) I e IV. - c) III e II. - d) III e IV. - e) IV e II.

QUESTÃO 6 (UFRN):
August Weismann cortou a cauda de camundongos durante mais de cem gerações e verificou que as novas ninhadas continuavam a apresentar aquele órgão perfeitamente normal. Dessa experiência pode-se concluir que:
a) as espécies são fixas e imutáveis
b) quanto mais se utiliza determinado órgão, mais ele se desenvolve
c) a evolução se processa dos seres vivos mais simples para os mais complexosd) a seleção natural e as mutações são fatores que condicionam a evolução dos seres vivos
e) os caracteres adquiridos do meio ambiente não são transmitidos aos descendentes

QUESTÃO 7 (CEETEPS):
"Existem os mais fortes e os mais fracos, os sexualmente mais atraentes e os menos atraentes, os mais adaptados às condições ambientais e os menos adaptados; por isso, numa mesma espécie, os indivíduos não são exatamente iguais entre si. Sendo que os mais adaptados se perpetuam e os menos adaptados tendem a ser eliminados da população." Esse texto está de acordo com o conceito:
a) fixista
b) da transmissão de caracteres adquiridos
c) da geração espontânea
d) naturalista
e) da seleção natural

QUESTÃO 8 (PUC/Campinas-SP) :
Considere a seguinte afirmativa:
"Entende-se por ____________ a maior sobrevivência dos indivíduos mais bem adaptados a um determinado ambiente que estão em competição com outros menos adaptados". Para completá-la corretamente, a lacuna deve ser preenchida por:
a) mutação
b) migração
c) variabilidade
d) seleção natural.
e) oscilação genética

QUESTÃO 9 (U. CAXIAS DE SUL-RS):
"As populações crescem em progressão geométrica, enquanto as reservas alimentares crescem em progressão aritmética." Quem chegou a essa conclusão foi:
a) Charles Darwin
b) Jean Lamarck
c) Thomas Malthus
d) Ernst Haeckel
e) Gregor Mendel

QUESTÃO 10 (UNISINOS-RS):
Existem, pelo menos, dois gêneros de siris habitando o litoral gaúcho e um deles, o Arenaeus, se confunde facilmente com a areia do fundo do mar, já que a sua carapaça assume cor e desenho semelhante. Essa semelhança:
a) é resultante do tipo de sua alimentação
b) é resultante da seleção natural
c) é absolutamente fortuita
d) lembra a origem evolutiva dos animais que foram originários do solo
e) é devida à forma que o animal passa a ter para poder se defender.

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!