Um pouco da história da Psicologia no Brasil

“O desenvolvimento da Psicologia Experimental no Brasil teve início com a fundação dos laboratórios de Psicologia Experimental anexos a hospitais psiquiátricos e escolas normais, para a aplicação dos conhecimentos psicológicos à área psicopatológica e educacional. Coube à Psicologia compreender e explicar a normalidade e seu contrário, bem como efetivar uma metodologia para seu entendimento, e foi nos laboratórios de Psicologia Experimental que ocorreram essas investigações. Gomes (2008, p. 2) relata:

O reconhecimento da psicologia como ciência experimental repercutiu quase que imediatamente no Brasil. Médicos brasileiros realizaram estágios em serviços psiquiátricos europeus onde entravam em contato com laboratórios de psicologia. Estes contatos animaram a fundação de laboratórios de psicologia no Brasil, em ambientes hospitalares. Do mesmo modo, o reconhecimento da psicologia experimental como a base científica à pedagogia incentivou a criação de laboratórios em escolas normais e estudos de medidas de habilidades intelectuais. Alguns destes laboratórios prosperaram, tornaram-se importantes núcleos de pesquisa e prática, e base para criação de institutos de psicologia, posteriormente incorporados a universidades.

Para Olinto (1944/2004) e Pessotti (1975/2004a), o médico Henrique Roxo foi um dos
pioneiros no trabalho com Psicologia Experimental no Brasil. Dedicado à clínica psiquiátrica, defendeu, em 1900, sua tese de doutoramento sobre a duração dos atos psíquicos elementares dos alienados. Também organizou o laboratório de experimentação psicológica junto à Cátedra de Psiquiatria sob a orientação de Henrique F. Sampaio. Em 1903, Manoel Bonfim, com a colaboração de Plínio Olinto e Antônio Austregésilo, dirige no Pedagogium19, o que é considerado, segundo Olinto (1944/2004), o primeiro laboratório de Psicologia Experimental do país. Esse laboratório foi concebido inicialmente em Paris por Alfred Binet. Em 1907, Maurício de Medeiros20, com a colaboração do também francês George Dumas, fundou um laboratório no Hospital Nacional dos Alienados no Rio de Janeiro, onde Plínio Olinto atuou estudando, pesquisando e construindo aparelhos. Desses trabalhos nasceram suas teses sobre a associação de ideias em indivíduos normais e depois outro trabalho sobre o diagnóstico diferencial dos hebefrênicos e periódicos, por meio do processo de associação de ideias. Em 1913, publicou a obra Ensaio sobre a fadiga intelectual nos escolares. No Pedagogium, surge uma Psicologia totalmente descomprometida com a prática psiquiátrica, neurológica ou assistencial. Para Pessotti (1988/2004b), o novo compromisso é com a educação e com problemas específicos da Psicologia. Essa orientação é compartilhada nas escolas normais de relevo. Em 1909, foi fundado o laboratório de Psicologia Experimental de Amparo no Estado de São Paulo.

Até 1915 a escola francesa influenciou amplamente os estudos e pesquisas em Psicologia Experimental. Manuel Bonfim, professor da Escola Normal do Rio de Janeiro e diretor de um laboratório de Psicologia Experimental, foi um dos representantes dessa fase. Dedicou-se a dois assuntos muito discutidos na época: os anormais de inteligência e a fadiga. Para Cabral (1950/2004), na obra de Bonfim Noções de psycologia de 1922, Alfred Binet é citado como referência aos estudos sobre fadiga.

Em 1912, foi instalado o Gabinete de Psicologia Experimental da Escola Caetano de Campos, na cidade de São Paulo, que teve Clemente Quaglio, seguido do psicólogo italiano Ugo Pizzoli, à frente de suas atividades. Com Pizzolli, o laboratório contou com o auxílio de Noemi Rudolfer, Branca Caldeira, Irene Muniz, Odalívia Toledo e João Damasceno Pena. Desenvolveram pesquisas sobre aprendizagem utilizando testes de desenvolvimento mental e,principalmente, aprofundaram estudos sobre a maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita. Desse movimento resultou a criação, em 1931, de um Serviço de Psicologia Aplicada no Instituto de Educação e que, durante dez anos, foi chefiado por Noemi S. Rudolfer. Esse serviço mantinha quatro sessões técnicas: medidas mentais, medida do trabalho escolar, orientação educacional e profissional e estatística. Para Lourenço Filho (1955/2004, p. 85), esse laboratório permitiu o ensino de “modernas técnicas da Psicologia”. Essas modernas técnicas da Psicologia, bem como muitos dos trabalhos desenvolvidos nos laboratórios de Psicologia Experimental, voltavam-se à análise e produção de testes psicométricos.

Em 1923, foi criado o laboratório anexo ao hospital psiquiátrico de Engenho de Dentro
no Rio de Janeiro, para o qual foi convidado para diretor o psicólogo polonês Waclaw Radecki. Em 1932, esse laboratório transformou-se em Instituto de Psicologia do Ministério da Educação e, em 1937, foi incorporado à Universidade do Brasil, com trabalhos de NiltonCampos, Antônio Gomes Penna e Eliezer Schneider.

Em 1928, Theodore Simon e Léon Walther organizaram o laboratório da Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico de Belo Horizonte que depois contou com a coordenação de Helena Antipoff. O laboratório tinha o objetivo de produzir conhecimentos para a formação inicial e continuada dos professores. Segundo Campos, R. (1980), Antipoff propôs um programa que primeiramente se centrava no conhecimento das produções desenvolvidas pela Psicologia Experimental na França, explorando a Psicologia gestaltista, o associacionismo e a psicanálise. Em seguida, na parte prática, propôs o desenvolvimento de experimentos visando à observação, à experimentação e ao controle de situações em pesquisas cada vez mais aprimoradas. Depois de iniciados os alunos na experimentação, Antipoff versava sobre a evolução física e psíquica da criança para, finalmente, capacitar os professores a aplicar testes psicológicos nos alunos para a formação de classes homogêneas de educação regular e especial. Assim, o laboratório de Psicologia Experimental de Minas Gerais fomentou investigações científicas sobre o desenvolvimento da criança normal e a considerada “excepcional” que, por sua vez, geravam conhecimentos que visavam à capacitação de professores para o exercício do magistério e estimulou várias iniciativas públicas e particulares em relação à Educação Especial.

As pesquisas voltaram-se para as descobertas das diferenças individuais das crianças bem como para suas semelhanças. A metodologia de pesquisa desenvolvida por Antipoff (1992a) recebeu influências do experimentalismo francês e russo. Da influência francesa, destaca-se o método comparativo proposto por Alfred Binet, embora ela considerasse que, com esse método, não era possível penetrar na personalidade da criança. A autora afirma:

[...] eis o ponto essencial do método dos testes: a experiência psicológica, impulsionada pelo cuidado de precisão, estuda as funções em seu estado isolado, diferenciados o mais possível de outras funções. Tal diferenciação, muito útil para fins psicológicos em geral, constitui um ponto fraco para a psicologia individual, sobretudo para o diagnóstico psicológico do indivíduo. Fracionando a personalidade em suas funções isoladas, estudando-as em condições artificiais, falseamos nossa estrutura autêntica. Além disso, teremos por acaso a certeza de que tais funções isoladamente analisadas formarão, em se adicionando, a personalidade que estudamos? A personalidade é um todo funcional e não uma soma mecânica das funções psíquicas. (ANTIPOFF, 1992a, p. 30)."

---
É isso!

Fonte:
JANE TERESINHA DOMINGUES COTRIN: “Itinerários da Psicologia na Educação Especial: uma leitura histórico-crítica em Psicologia Escolar”. (Tese apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo como exigência parcial para a obtenção do título de doutora em Psicologia. Área de Concentração: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Orientadora: Profa. Dra. Marilene Proença Rebello de Souza). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.

Nota:
O título e a imagem inseridos no texto não se incluem na referida tese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!