Cristãos-novos: a questão onomástica

Origens do antijudaísmo e da inquisição em portugal: a questão onomástica

"Há uma série de mitos a serem desfeitos.

Um dos mais freqüentes erros que muitos historiadores e genealogistas cometem é generalizar que os sobrenomes de origem animal ou vegetal têm por antepassado um cristão-novo. Sobrenomes como Carvalho, Lobo, Figueira, não necessariamente são de cristãos-novos e, da mesma forma, não se pode afirmar que alguém assinando sobrenomes como Noronha, Sousa, Menezes (das mais ilustres casas portuguesas) seja necessariamente nobre.

Outro erro freqüente é o de afirmar casamento entre primos é indício de prática de cristãos-novos, e que essa relação endogâmica seria por motivos econômicos para preservar o patrimônio. Era também freqüente entre cristãos-velhos, e a relação endogâmica é igualmente notada nas famílias mais desprovidas de recursos. Afinal, era mais simples entabular casamento entre pessoas conhecidas, do mesmo grupo familiar. Sobre essa matéria foram por mim vistos diversos processos de banhos no Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo, ali denominados “dispensa matrimonial”.

Por séculos, em Portugal, os judeus assinavam nomes hebraicos. Exemplos extaídos de livros que tratam dos judeus antes da conversão forçada: Meir de Illescas, Moisés Lubel, Jacob Cohen, Judas Sassan, Abraão Abet, Abraão Negro, Isaac Beirão, José Branco, Salomão Amado, David de Leão, Moisés Franco, Isaac Saragocim, Judas Alfaqui, José Amigo, Judas Abunete, Moisés Latam, Moisés Façam, David Negro, Jacob Celamim, Isaac Navarro, Moisés Caldeirão, Manuel Romão, Isaac Samaria, Esdras Benafaçom, Isaac Pinto, Isaac Zaboca, Abraão Boino, Aziel Valentim, Judas Navarro, Haim Navarro, Salomão de Illescas, Abraão Abeacar, Samuel Caro, Moisés Tobi, Moisés Toledano, Judas Toledano, Abraão Belecide, Guedelha Cidiz, José de Leiria, Jacob Galite, David Neemias, José Gabay, Moisés Faiam, Abraão Rico-homem, Faram Crescente, Isaac Penafiel, Salomão Faiam, Nacim Vivas, Guedelha Palaçano, José Abravanel, etc. Dos nomes citados, também eram freqüentemente utilizados pelos católicos os nomes José, David e Manuel. Vale enfatizar especialmente o nome David, que em geral é atribuído, exclusivamente, a cristãos-novos.

Quando se deu a conversão forçada em Portugal, em 1497, deu-se início a uma questão secular. Os judeus teriam que trocar de nome, obrigatoriamente.Aqui repito uma pergunta da Professora Anita: “Quais os sentimentos, as emoções experimentadas pelos judeus ao deixar sua identidade, carregada durante séculos e que os ligava como a uma corrente aos seus antepassados? Ao drama da conversão e ao capítulo da destruição do judaísmo ibérico é importante adicionar pesquisas sobre o impacto que deve ter sido para os judeus abandonar os antigos vínculos nominais. É compreensível que essa «mudança» não se tenha dado de um momento para outro e deve ter ocasionado forte traumatismo”.

Mas qual adotar? O nome hebraico é que não seria possível continuar a usar. Todos que se batizaram, ou foram batizados à força, tornando-se, assim, cristãos, tiveram que adotar nomes e sobrenomes tipicamente portugueses, sempre de cristãos velhos, abandonando os anteriores. A escolha recaía sobre algo que caracterizasse o convertido, ou pela sua origem geográfica, profissão, nome da propriedade, ou/e principalmente pela adoção do sobrenome do padrinho por ocasião do batismo. Como se deu, em todos os tempos, na formação de sobrenomes.

No primeiro momento, quando milhares de judeus tiveram que encontrar outros nomes e o batismo era feito de forma caótica e coletiva, é evidente os sobrenomes devem ter surgido de forma pouca pensada, e não é crível que tivessem adotado o do padrinho, uma vez que as “conversões” foram feitas às centenas ou milhares. Não há crônicas que tratam do caso e nem tampouco havia registros paroquiais, o que só ocorreria de forma sistemática após o Concílio de Trento (1545-1563).

Segundo estudo da Professora Anita Novinsky, que catalogou 1.819 nomes de cristãos-novos presos ou acusados de judaísmo, os sobrenomes mais comuns encontrados foram, em ordem decrescente: Nunes, Henriques, Mendes, Corrêa, Lopes, Costa, Gomes, Pereira, Cardoso, Silva, Fonseca, Paredes, Álvares, Miranda, Fernandes, Azeredo, Vale, Barros, Dias, Ximenes e Furtado. A maior parte desses sobrenomes, quase a metade, eram patronímicos, ou seja, ao menos etimologicamente indicavam filiação. Melhor explican-do, Henriques- filho de Henrique, Mendes- filho de Mendo, Lopes- filho de Lopo, Gomes- filho de Gomo, Álvares- filho de Álvaro, Fernandes- filho de Fernando, Dias- filho de Diogo, Ximenes- filho de Ximene. Todos os sobrenomes acima citados são comuns entre cristãos-velhos, do que não se extrai nenhuma conclusão. A não ser uma: que não havia regra alguma.

Como uma demonstração de boa vontade, conforme disposto nas Ordenações Filipinas, foi facultado o uso de apelidos de cristãos velhos aos que adotassem a fé cristã. Assim, no livro 4º, título XCII, trata-se das penas...

Dos que tomam insígnias de armas, e dom, ou apelidos, que lhes não pertencem.: E nenhuma pessoa tome apelido de fidalgo de solar conhecido, que tenha terras com jurisdição em nossos Reinos, não lhe pertencendo, nem vindo de tal linhagem, posto que seus pais assim se chamassem, se na verdade não lhes pertencia. E quem o fizer, perderá a fazenda, a metade para quem o acusar, e a outra para os cativos; e perderá todo o privilégio, que por sua linhagem e pessoa tiver, e ficará plebeu. Porém, os que novamente se converterem à nossa Santa Fé, poderão tomar e ter em suas vidas, e traspassar a seus filhos somente, os apelidos de quaisquer linhagens, que quiserem, sem pena alguma.

Sobre a adoção de nomes pelos cristãos-novos, há um outro aspecto a ser abordado. Entre quatro paredes, no âmago do lar, os nomes eram judaicos, tal qual sua seita. Eram identidades secretas. Em casa, religião e nome judaico. Fora de casa, religião cristã e nome português para não levantar suspeitas. Tão secretas que a Professora Anita Novinsky conta um caso assaz interessante. As crianças marranas eram informadas sobre os perigos que enfrentavam por serem descendentes de judeus ao se aproximarem dos 11 e 12 anos, e conheciam os diferentes apelidos usados pela família. Um caso bastante elucidativo deu-se na Bahia, quando, no Colégio dos Jesuítas o padre perguntou a um menino qual o seu nome. Ao que o menino respondeu: “Qual deles, o de dentro ou o de fora?”.

Pelo acima exposto pode-se concluir que não é possível afirmar que um sobrenome seja, na sua origem, cristão-velho ou cristão-novo. Se assim não fosse, os senhores inquisidores fariam menção desse particular em suas investigações. Não há, em centenas de processos, quiçá milhares, dos séculos XVI ao XVIII, do Santo Ofício, de ingresso ao Santo Ofício, às ordens militares, de genere, etc., que eu pesquisei, que essa matéria tenha sido aventada. Portanto, não há o menor sentido, duzentos anos depois, procurar elaborar uma tabela ou alinhavar uma lógica, se naquele tempo, com a Inquisição no encalço dos cristãos-novos, assim não pensavam.

Nomes cristãos-velhos e cristãos-novos passavam para o feminino, quando usado em mulheres, e as pessoas acrescentavam, subtraíam, ou simplesmente mudavam totalmente os apelidos. Isso não seria demonstração de ser cristão-novo, para fugir da Inquisição. Da mesma forma não é possível dizer que, pelo fato de uma família homenagear com mais freqüência certo nome de batismo, seria uma prática cristã-nova. Vê-se o mesmo entre famílias cristãs-velhas.

O fato é que nunca houve, naqueles tempos, regra alguma para a composição de um nome inteiro. Aliás, um nome inteiro era constituído de um nome recebido por ocasião do batismo, escolhido pelos pais, e que poderia ser trocado apenas por ocasião do crisma. O sobrenome era escolhido pela própria pessoa. O número de sobrenomes variava de acordo com o tamanho do lugar e da época. Era comum, e isso não era prática exclusiva de cristão-velho ou de cristão-novo, o de lembrar nomes de batismo e às vezes nomes inteiros, de antepassados, por vezes muito distante, como bisavós ou trisavós. Quando se atribui o nome de Estêvão Ribeiro Baião Parente para um povoador da vila de São Vicente em pleno século XVI, dá para desconfiar da sua veracidade. São Vicente, naquele tempo, não passava de uma vila com apenas algumas dezenas de pessoas. Quantos Estêvãos Ribeiros deveriam haver? Mais de um? Talvez pai e filho. Para esse caso bastaria diferenciá-los por “o velho” e “o moço”, como era costume.

O que há, e isso é óbvio, que determinadas famílias em certos lugares fossem conhecidas por serem cristãs-velhas ou cristãs-novas. De famílias cristãs-novas paulistas do século XVI, por exemplo, pode ser citada a família Mendes, de São Vicente. Mesmo assim, quantos outros Mendes poderia haver naquela vila, à mesma época? Há alguns ramos que, pesquisando em qualquer lugar do Brasil, especialmente antes do século XIX, sabe-se que pode ser oriundo de São Paulo. Bons exemplos são os Taques e os Camargos. Os Taques são estudados neste trabalho (vide em Fama de Famílias Paulistas serem cristãs-novas). A família Camargo, cujos membros arrotavam sangue cristão-velho, se espalho pelo Sul do país e por Minas Gerais, onde, de tantos que eram, e tão poderosos, eram chamados de Camargos, no plural, como agora alguns assinam.”


---
Fonte:
MARCELO MEIRA AMARAL BOGACIOVAS: "TRIBULAÇÕES DO POVO DE ISRAEL NA SÃO PAULO COLONIAL”. (Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História Social, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Mestre em História Social. Orientador: Profa. Dra. Anita Novinsky). São Paulo, 2006.

Nota:
O título e a imagem inseridos no texto não se incluem na referida tese.
As referências bibliográficas de que faz menção o autor estão devidamente catalogadas na citada obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!