O “fascismo tupiniquim”

Em 1932, já sob o governo de Getúlio Vargas, criou-se no Brasil (São Paulo) o movimento ideológico fascista denominado Ação Integralista Brasileira (AIB), sob liderança de Plínio Salgado, que tinha por lema "Deus, Pátria e Família" e cujo objetivo era a formação de um "Estado Integral" autoritário, anticomunista e nacionalista, regido pelas "elites esclarecidas". O movimento norteava-se pelos seguintes pilares considerados “reformistas”. I. Suspensão definitiva do pagamento das dívidas imperialistas do Brasil; II. Nacionalização imediata de todas as empresas imperialistas; III. Proteção aos pequenos e médios proprietários e lavradores e entrega das terras dos grandes proprietários aos camponeses trabalhadores rurais que as cultivam; IV; Gozo das mais amplas liberdades po¬pulares; e V. Constituição de um governo popular.

As imagens a seguir, todas extraídas da revista ANAUÊ (edição outubro de 1937), o periódico de divulgação da ideologia fascista no Brasil, revelam um pouco acerca da rotina organizacional dessa versão tupiniquim do velho totalitarismo europeu.

JOVEM "CAMISA-VERDE" ERGUENDO A BANDEIRA DA AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA - A.I.B.


LÍDERES "CAMISAS-VERDES"

CRIANÇAS FAZENDO O TRADICIONAL GESTO DO MOVIMENTO FASCISTA


GUSTAVO BARROSO, SECRETÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, MORAL E CÍVICA DA A.I.B., ENTRE OUTROS "CAMISAS-VERDES", EM FORTALEZA


TÍPICA FAMÍLIA "CAMISA-VERDE"

CRIANÇAS COMEMORANDO O ANIVERSÁRIO DE UM DOS LÍDERES DA A.I.B.


FAMÍLIA "CAMISA-VERDE" DO ESTADO DA BAHIA

NÚCLEO INTEGRALISTA DE AJUDA AOS NECESSITADOS DE BOTUCATU - SP

VOLUNTÁRIOS DE UM DOS NÚCLEOS INTEGRALISTAS


"CAMISAS-VERDES" IMPROVISANDO UM POSTO DE ATENDIMENTO MÉDICO EM BELO HORIZONTE

"CAMISA-VERDE": O SENTINELA DA PÁTRIA

---
É isso!

Visite o site do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!