Fotos antigas de São Paulo - VIII: Zona Norte



A história de São Paulo revelada através de fotografias publicadas em seus periódicos ao longo do século XX.


Vila Guilherme no prolongamento da rua Carlos de Campos, no Carandiru (Santana), desenvolvida pelo empreendimento do seu proprietário, Guilherme P. da Silva. Em cima, a igreja (São Sebastião) que, à época, estava sendo construída por este senhor, que também mandaria construir na vila uma escola para 300 alunos (ano: 1921)

Imagens da Vila Guilherme (São Paulo, capital), fundada pelo senhor Guilherme P. da Silva, em 1913. Em 1921, quando essas fotografias foram publicadas na revista "A Cigarra", havia na vila 400 casas e uma linha circular de bondes entre o Brás e Santana (ano: 1921)


A residência e a família do senhor Guilherme P. da Silva, o idealizador da Vila Guilherme (ano: 1921)


A ponte "Guilherme" (em 1921) que acabara de ser construída sobre o rio Tietê, a mando do senhor Guilherme P. da Silva, o proprietário da Vila Guilherme, fundada por ele em 1913.

Diversos trechos da recém-iniciada Vila Maria, Zona Norte de São Paulo, que à época pertencia ao bairro do Belém (ano: 1921)
---
Fonte:
Revista "A Cigarra", disponível digitalmente no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Um comentário:

  1. Gostaria aqui de expor a alegria e agradecer imensamente o destaque da matéria sobre o bairro de Vila Guilherme. É uma honra, para um morador do bairro como eu ver tal trabalho.
    Gostaria, se possível obter as fotos, para o meu pequeno trabalho que estou fazendo sobre o Bairro de Vila Guilherme.
    E aproveitar de parabenizá-los pela qualidade das informações, a variedade de assuntos colocados com muita clareza e competência.
    Certo de uma breve resposta desde já agradeço a atenção.
    Abraços,
    Edgard Martins (Vô ED)
    e-mail: edgard.martins@superig.com.br

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!