Anúncios antigos de cigarros - V


Outro grande problema relacionado ao tabagismo recai sobre o fato de que não apenas o fumante tem sua saúde afetada pelo vício da nicotina. São muitos os casos de pessoas que sofreram a consequência do fumo por ter convivido com o viciado, são os chamados "fumantes passivos". Também há os casos ainda mais dramáticos, que se referem às fumantes grávidas, as quais transmitem a peçonha da nicotina aos indefesos fetos que carregam em seus úteros; e, de igual maneira, às que amamentam .

Em sua tese de mestrado "Repercussões do tabagismo na ultra-sonografia da placenta e na dopplervelocimetria uteroplacentária e no peso fetal", Sebastião José Saraiva Filho escreve: "Os efeitos deletérios do tabaco sobre a tríade mãe-placenta-feto impõem à comunidade científica um conhecimento prévio e detalhado sobre esse “vilão”. Antes, porém, torna-se necessário mencionar que os primeiros relatos da literatura sobre a ação nociva do fumo na gestação se devem a Sontag e Wallace (1935)1, segundo citação de Rocha et al., em 1996. Aqueles autores observaram o aumento da freqüência cardíaca fetal, e concluíram que o fato se devia à passagem transplacentária da nicotina para a circulação fetal". E mais adiante: "A nicotina tem sido encontrada no leite materno, e o aumento do seu principal metabólito – a cotinina –, identificado na urina – sua principal via de excreção – de crianças expostas ao tabagismo em casa; ambas as substâncias têm sido registradas no líquido amniótico de fetos de grávidas expostas ao tabagismo passivo. E, o primeiro teste bioquímico para evidenciar o risco a que estão expostos os filhos de tabagistas passivas, mostrou importante correlação entre a concentração de nicotina e cotinina nos cabelos das mães tabagistas passivas e nos cabelos dos seus respectivos filhos."

Fonte:
Sebastião José Saraiva Filho: “Repercussões do tabagismo na ultra-sonografia da placenta e na dopplervelocimetria uteroplacentária e no peso fetal”. Tese apresentada à Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina – para obtenção de título de Mestre em Ciências. Orientador: Prof. Dr. Antonio Fernandes Moron. São Paulo, 2005.

---
ANÚNCIOS - A PROPAGANDA TABAGISTA AO LONGO DO SÉCULO XX


Marca: "Castellões". O cigarro considerado um benefício ao Estado (anúncio de 1932)

Marca: "Minister". O cigarro associado ao prazer de viajar (anúncio de 1962)

Marca: "Hollywood". O cigarro associado à curtição (anúncio de 1946)

Marca: "Continental". O cigarro associado à diversão e à amizade (anúncio de 1946)

Marca: "Jockey Club". O cigarro ligado ao nome de uma instituição esportiva (anúncio de 1923)

---
Fonte das imagens:
Revista "Quatro Rodas" (anúncio: 2), edição de 1962, disponível digitalmente no site da Quatro Rodas

Revista "O Malho" (anúncio: 6), edição de 1923, disponível digitalmente no site da Biblioteca Nacional Digital do Brasil

Revista "A Cigarra" (anúncios: 1, 3, 4 e 5), edições de 1932 e 1946, disponível digitalmente no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!