Detalhes da cidade de JACAREÍ - SP: 1888


Uma breve descrição da cidade de Jacareí, no interior de São Paulo, num texto publicado em 1888, já ao fim do século XIX, e no mesmo ano em que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que oficialmente extinguiu a escravidão do Brasil.

O time da cidade de Jacareí, o A. A. Elvira, no exato dia em que inaugurou o seu campo, onde disputou uma partida com o Palestra Itália, em 1924

---
JACAREÍ—Cidade (CABEÇA DE COMARCA)

Povoação situada ENE da capital da Província, à margem direita do rio Paraíba que lhe banha os muros, na antiga estrada do Rio de Janeiro, servida atualmente pela via férrea S. Paulo e Rio de Janeiro.

Esta povoação que se acha sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição foi fundada em 1652 por Antonio Afonso e seus filhos, sendo no ano seguinte elevada a vila por D. Diogo de Faro e Souza.

Em 1849 conquistou os foros de cidade, por lei provincial de 3 de Abril.

Pela ultima divisão política da lei de 9 de Janeiro de 1881 faz parte do 2.° distrito eleitoral da província, contando cerca de 200 eleitores municipais e perto de 400 entre os termos reunidos de Patrocínio, Santa Izabel e Santa Branca, dos quais é cabeça de comarca.

Nestes últimos anos tem a cidade e Município sofrido a ação de alguns fatores de decadência, sendo um dos principais a imigração para terras d'oeste da província.

Não obstante isso, o Município tem aos quatro ventos a longitude de duas léguas termo médio, entre divisas, contem 9.483 almas. Na apuração do processo estatístico de 1.° de Outubro de 1886, evidenciou-se a existência de 1.840 fogos em todo o Município e o numero de 2.209 habitantes na cidade. Esta tem 23 ruas mais ou menos largas e direitas, tem construções espaçosas, edifícios dignos de nota por sua elegância, com proporções todas para uma população de quatro a cinco mil almas. O Município conta nada menos de 10 escolas publicas; passa por ser um dos mais adiantados e á proporção dos analfabetos é de 1.320 : 8.163.

O Município abrange uma única paróquia, servida por vigário colado que reúne a vigária da vara.

Tem 38 quarteirões: 12 na cidade e 26 suburbanos.

As suas rendas constituídas por impostos provinciais de industrias, profissões, etc. etc., orçam regularmente por 8 e 9 contos de reis anuais; as rendas gerais arrecadadas pela coletoria sobem de 10 a 11 contos.

Quadro administrativo parcial da cidade em 1888

---
Fonte:
Almanach da provincia de São Paulo administrativo, commercial e industrial para 1888 [... ] Sexto anno. Seckler, Jorge (org.), disponível digitalmente no site da biblioteca: Brasiliana - USP
Nota:
Para melhor compreensão do texto, a ortografia utilizada na época foi atualizada para os padrões atuais.

Fonte da imagem:
Revista "A Cigarra", edição de 1924, disponível digitalmente no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!