Segundo informações obtidas do site dessa maravilhosa instituição pública do Estado de São Paulo:
“O Parque da Água Branca, como é conhecido, foi criado em 2 de junho de 1929 pelo então secretário de Agricultura, Fernando Costa e até hoje é administrado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Mas seu processo de formação começou bem antes. Em meados de 1904, o então prefeito de São Paulo, Antônio da Silva Prado idealizou a Escola Prática de Pomologia e Horticultura para que as pessoas pudessem se dedicar à atividade agrícola de forma profissional, ajudando a elevar a qualidade dos produtos, difundindo o cultivo, aumentando a produção e barateando os preços. A escola funcionou até 1911.
Em 25 de abril de 1928, o então governador Júlio Prestes decidiu construir a sede da Diretoria de Indústria Animal, transferindo as antigas dependências do Posto Zootécnico de São Paulo e Recinto de Exposições de animais da Moóca para a Água Branca, daí a denominação inicial do Parque, que em 1950 foi oficialmente batizado de “Parque Dr. Fernando Costa”, homenagem ao seu idealizador.
A área atual é de quase 137 mil metros quadrados, pouco mais de 79 mil de área verde, 27 mil edificada e 30 mil de área pavimentada (ruas, alamedas e pátios). Os prédios em estilo normando, projetados por Mário Whately, e os vitrais do portal de entrada, em estilo art déco, desenhados por Antonio Gomide e datados de 1935, são atrativos à parte. Não se trata de uma reserva de mata nativa, mas um parque totalmente implantado, desde a construção até a vegetação. O número aproximado de espécies arbóreas adultas é de três mil. Há ainda diversas espécies utilizadas para fins paisagísticos e de alimentação para animais. Hoje, o Parque recebe um público composto não apenas por moradores do entorno, como também de diversas regiões, que ali praticam atividades físicas, participam de cursos e se deliciam com a paisagem e o caráter rural que inspira a área”.
---
Como de costume, estive por lá, ontem, e é maravilhoso saber que em meio à “selva de pedra” que é a capital de São Paulo, há um “oásis” como o Parque da Água Branca, com inúmeras atrações, dentre as quais: Feiras Típicas, Aquário, Brinquedos para Crianças, a Arena, Casa do Caboclo, Espaço para Melhor Idade, Espaço de Piquenique, Espaço de Leitura, entre muitas outras interessantes atividades, alem, é claro, das espécies vivas, incluindo plantas e animais, como o pavão da última foto, que tive o privilégio de fotografar em seu “melhor momento”.
SÃO PAULO - PARQUE DA ÁGUA BRANCA - DEZEMBRO DE 2011
SÃO PAULO - PARQUE DA ÁGUA BRANCA - DEZEMBRO DE 2011
SÃO PAULO - PARQUE DA ÁGUA BRANCA - DEZEMBRO DE 2011
SÃO PAULO - PARQUE DA ÁGUA BRANCA - DEZEMBRO DE 2011
SÃO PAULO - PARQUE DA ÁGUA BRANCA - DEZEMBRO DE 2011
SÃO PAULO - PARQUE DA ÁGUA BRANCA - DEZEMBRO DE 2011
Fonte:
Arquivo Pessoal: Iba Mendes, dezembro de 2011
Nota:
As imagens podem ser utilizadas livremente desde que citada a fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!